???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Jordana Ataídes de-
dc.creatorSilva, Thayane Moraes da-
dc.contributor.advisor1Morais, Lilian Barbosa de-
dc.date.accessioned2024-04-05T17:27:28Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jordana Ataídes de; SILVA, Thayane Moraes da. A inclusão das alunas surdas na educação superior: um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaí. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência tem como finalidade enfatizar a educação inclusiva no ensino superior, baseando-se na diversidade inerente à espécie humana, procurando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, de forma a gerar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Destaca a relevância do trabalho do professor para que este processo aconteça a contento. Traz, por meio de um relato de experiência, como foi a inclusão de duas alunas surdas na graduação. O primeiro capítulo mostra a proposta de educação inclusiva, considerando seus aspectos históricos e legais. O segundo discorre sobre a educação de surdos na educação superior, trazendo suas diretrizes, normatizações e propostas pedagógicas. Por último, o terceiro capítulo apresenta os relatos da experiência de duas alunas surdas cursando Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Itaberaí. Para esta construção, utilizou-se de autores como Arantes, Stainback e Stainback, Skliar e Mantoan; leis, decretos e resoluções que normatizam essa proposta. Diante deste estudo, ficou claro que é preciso investir mais em formação para professores com relação ao trabalho pedagógico com os alunos surdos.por
dc.description.provenanceSubmitted by Adriano Dutra (adriano.dutra@ueg.br) on 2024-03-13T16:40:57Z No. of bitstreams: 1 MG 037 0022-2017.pdf: 266658 bytes, checksum: 335242ae679e75d1579acd8b2f89b28c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-05T17:27:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MG 037 0022-2017.pdf: 266658 bytes, checksum: 335242ae679e75d1579acd8b2f89b28c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T17:27:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG 037 0022-2017.pdf: 266658 bytes, checksum: 335242ae679e75d1579acd8b2f89b28c (MD5) Previous issue date: 2017-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Itaberaipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSurdezpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inclusão das alunas surdas na educação superior : um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaípor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0022-2017.pdfMG 037 0022-2017260.41 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.