???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3232
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Preconceito linguístico: como os professores lidam com essa questão em sala de aula |
???metadata.dc.creator???: | Lourenço, Natália Bruna de Souza |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Almeida, Cirlene Pereira dos Reis |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa desenvolvida tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o preconceito linguístico e de mostrar como os professores devem lidar com essa questão no contexto da sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, fez se uma busca em livros e artigos físicos e virtuais. Os resultados apontaram o seguinte: o preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, ou por escrito. É aceitável que haja diferenças. O que não deve ocorrer é a escolha de uma dessas variantes como sendo considerada a correta e todas as outras serem consideradas erradas ou inferiores. Como essa “língua correta” é a ensinada nas escolas e utilizada nos centros de maior importância econômica, você pode imaginar como o preconceito vai muito além da língua. |
Abstract: | The research developed aims to reflect on linguistic prejudice and show how teachers should deal with this issue in the classroom context. The methodology used was bibliographical research. To this end, a search was carried out in physical and virtual books and articles. The results showed the following: linguistic prejudice is a form of social discrimination that consists of judging individuals based on the way they communicate, whether orally or in writing. It is acceptable for there to be differences. What should not happen is the choice of one of these variants as being considered correct and all the others being considered wrong or inferior. As this “correct language” is the one taught in schools and used in centers of greatest economic importance, you can imagine how prejudice goes far beyond language |
Keywords: | Diversidade Cultural Pluralidade Fala Língua Preconceito Linguístico |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Norte - Sede - Uruacu |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | LOURENÇO, Natália Bruna de Souza. Preconceito linguístico: como os professores lidam com essa questão em sala de aula. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3232 |
Issue Date: | 18-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Uruaçu - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 - 0430-2019.pdf | MG37 - 0430-2019 | 372.42 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.