???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAssis, Carlos César Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Araújo, Marlene dos Santos-
dc.contributor.referee1Mesquita, Amábile Jeovana Neiris-
dc.contributor.referee2Lima, Luciano Feliciano de-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:34:27Z-
dc.date.issued2010-11-26-
dc.identifier.citationASSIS, Carlos César Ribeiro de. Matemática financeira: impostos e juros embutidos. 2010. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3297-
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos possíveis contribuições para a formação de alunos críticos e autônomos, trabalhando a Matemática Financeira, aplicada no meio social. Nesse intuito foram abordados alguns conceitos essenciais de mediação (Vygotsky), autonomia (Freire) e o lado crítico (Skovsmose). Conceitos que trabalhados conjuntamente propiciam a uma construção de conhecimento por meio da relação histórico social, contextualizando a matemática com o dia a dia dos alunos. A pesquisa ressalta a importância da escola na preparação dos alunos para atuação crítica e consciente frente à sociedade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de questionários, análise dos trabalhos escritos e pela discussão com os alunos. O resultado se mostra agradável para esta: ligação, Matemática Financeira e meio social. Pois desenvolve o lado crítico dos alunos, a autonomia e facilita a construção do conhecimento, resultando em uma aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractIn this study we investigated possible contributions to the formation of critical students, freelancers, working on financial mathematics, applied in the social environment. In this order were addressed some key concepts of mediation (Vygotsky), autonomy (Freire) and the critical side (Skovsmose). Concepts that have worked together to provide a construction of knowledge through the relationship of social history, presenting the mathematics with the everyday life of students. The research highlights the importance of school in preparing students for critical and conscious action against the company. The research was conducted with students in 3rd year of high school. Data were collected through questionnaires, analysis of written work and discussion with students. The result proves enjoyable for that link, Financial Mathematics and social environment. Once it develops students' critical side, the autonomy and facilitates the construction of knowledge, resulting in a more meaningful learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-10T16:34:08Z No. of bitstreams: 1 Carlos César Ribeiro de Assis.pdf: 1064039 bytes, checksum: 7952b61506be3f573896c9c225a8ec1e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-10T16:34:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carlos César Ribeiro de Assis.pdf: 1064039 bytes, checksum: 7952b61506be3f573896c9c225a8ec1e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T16:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos César Ribeiro de Assis.pdf: 1064039 bytes, checksum: 7952b61506be3f573896c9c225a8ec1e (MD5) Previous issue date: 2010-11-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programMatematicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectConstrução de conhecimentopor
dc.subjectMathematical financeeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectBuilding awarenesseng
dc.subjectMathematicaleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMatemática financeira : impostos e juros embutidospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos César Ribeiro de Assis.pdfMonografia1.04 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.