???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Viviane Otaviano-
dc.contributor.advisor1Santos, Ronan Santana dos-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:58:50Z-
dc.date.issued2010-11-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Viviane Otaviano. O uso da calculadora no ensino da matemática. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3302-
dc.description.resumoEstamos vivendo na “era digital”, onde a tecnologia exerce grande influência na vida cotidiana dos cidadãos. E a escola, por sua vez, também será afetada com a presença maciça das tecnologias. Desta forma, este trabalho tem como finalidade estudar a relevância de se inserir a calculadora nas aulas de matemática, mostrando que essa ferramenta se faz presente no cotidiano dos alunos. Assim, iremos relacionar o uso da calculadora “dentro e fora” da escola, avaliando sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando pontos positivos e negativos ao utilizá-la. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário para professores de matemática do ensino fundamental e médio. Foi desenvolvido com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Genoveva Cabral uma aula prática utilizando a calculadora como auxílio didático. A calculadora proporciona mais agilidade e autoconfiança nos alunos, propiciando novos caminhos para alcançar o conhecimento matemático.por
dc.description.abstractWe’re living in a digital era, in which the technology exercises a great influence in the citizens daily routine. The school, for its time, Will also be affected by the constant technology. This way this work’s goal is to insert the calculator on the math’s classes, showing that this tool is present in the student’s routine. Like this the calculator’s use and contribution Will be related “outside and inside” school, evaluating its contribution to the teaching-learning process, underlining positive and negative points while using it. The data collection was done by a math teacher pool of the high school and elementary school. The calculator provides more agility and self-confident in the students providing new ways to reach the Math knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-10T16:58:29Z No. of bitstreams: 1 Viviane Otaviano Martins.pdf: 470278 bytes, checksum: cf66e9991cc70c1d2cf81d5ccaa90698 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-10T16:58:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Viviane Otaviano Martins.pdf: 470278 bytes, checksum: cf66e9991cc70c1d2cf81d5ccaa90698 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T16:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Viviane Otaviano Martins.pdf: 470278 bytes, checksum: cf66e9991cc70c1d2cf81d5ccaa90698 (MD5) Previous issue date: 2010-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programMatematicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectCalculadorapor
dc.subjectAgilidadepor
dc.subjectConfiançapor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectCalculatoreng
dc.subjectAgilityeng
dc.subjectConfidenceeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso da calculadora no ensino da matemáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane Otaviano Martins.pdfMonografia459.26 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.