???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedrado, Jackelyne de Souza-
dc.contributor.advisor1Serrano, Rosemberg Pereira-
dc.contributor.referee1Lima, Luciano Feliciano de-
dc.contributor.referee2Reis, Silvano-
dc.date.accessioned2024-04-15T13:45:43Z-
dc.date.issued2009-12-03-
dc.identifier.citationMEDRADO, Jackelyne de Souza. Apresentação de congruência modular no ensino médio por meio da aritmética. 2009. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3377-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo mostrar a congruência modular no ensino médio utilizando conceitos da aritmética e situações vividas diariamente pelos alunos a fim de promover uma relação do conteúdo com situações práticas. A pesquisa foi aplicada na cidade de Aruanã-GO no Colégio Estadual “Dom Cândido Penso” na 3ª série do ensino médio. As análises didático- pedagógicas estão baseadas em estudiosos da educação e da educação matemática como D’Ambrósio, Skovsmose, Paulo Freire e norteada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O método utilizado fortalece uma práxis educacional contextualizada, concreta e lúdica, pois na aplicação do mesmo foi proposta a extração de informações com objetos concretos do cotidiano como livros, revistas, produtos, cartões de identificação, onde possuem códigos específicos que caracterizam cada item citado acima, os quais são elaborados seguindo rigorosamente uma relação com a congruência modular, a qual verifica a veracidade de tais códigos. Além de atividades sobre fenômenos periódicos e jogos envolvendo a criptografia, ambos trabalhados sobre o ponto de vista da congruência modular. Este é um tema raramente trabalhado na educação básica apesar de ser muito rico, dinâmico e prazeroso que oferece excelentes oportunidades para o aluno obter uma assimilação do conteúdo e adquirir uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractThis study to have how aims to show the congruence modular high school using concepts of arithmetic and situations experienced daily by students to promote a relationship of content to practical situations. The research was conducted in the city of Aruanã - GO in State College "Dom Cândido Penso" in the 3rd grade of high school. Analysis didactic and pedagogical scholars are based on education and mathematics education as D'Ambrosio, Skovsmose, Paulo Freire and guided in the national curriculum standards for high school. The method develops an educational praxis contextualized, practical and playful, as in its application was proposed to extract information with concrete everyday objects such as books, magazines, products, identification cards, which have specific codes that distinguish each item mentioned above , which are produced strictly in relationship with the congruence modular, which verifies the existence of such codes. In addition to periodic phenomena on activities and games involving encryption, both worked on the standpoint of matching modular. This is a topic rarely worked in basic education despite being very rich, dynamic and pleasant, which offers excellent opportunities for students to obtain an assimilation of content and develop a meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-15T13:45:18Z No. of bitstreams: 1 Jackelyne de Souza Medrado.pdf: 2413595 bytes, checksum: d99a24f39aacb4068da1f783fe7530d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-15T13:45:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jackelyne de Souza Medrado.pdf: 2413595 bytes, checksum: d99a24f39aacb4068da1f783fe7530d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T13:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jackelyne de Souza Medrado.pdf: 2413595 bytes, checksum: d99a24f39aacb4068da1f783fe7530d8 (MD5) Previous issue date: 2009-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programMatematicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongruência modularpor
dc.subjectCódigos de identificaçãopor
dc.subjectDígito verificadorpor
dc.subjectCriptografiapor
dc.subjectCongruence modulareng
dc.subjectIdentification codeseng
dc.subjectCheck digiteng
dc.subjectEncryptioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleApresentação de congruência modular no ensino médio por meio da aritméticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jackelyne de Souza Medrado.pdfMonografia2.36 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.