???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3498
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Educação Escolar Quilombola: o diálogo dos Conhecimentos Tradicionais Quilombolas e dos Saberes Escolares
???metadata.dc.creator???: Pereira, Lucivânia dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Neilson Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia se insere no contexto da educação quilombola, cuja finalidade é compreender a educação que se destina ao atendimento educacional das comunidades negras rurais e urbanas em instituições escolares localizadas nos próprios territórios quilombolas ou unidades escolares que atendam estudantes oriundos dessas comunidades. Para tanto, a metodologia desta pesquisa é a análise qualitativa e a revisão bibliográfica. Para o desenvolvimento da pesquisa, analisamos alguns autores como Almeida (2008), Sundfeld (2002), Bezerra (2013), Edimara Gonçalves Soares (2016), Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Escolar Quilombola (2012), a Resolução n.8 de 20 novembro de 2012, Uma História do Povo Kalunga (2001) caderno de atividades e livro de leitura, entre outras. Os resultados da pesquisa apontam que a educação quilombola é uma modalidade recente de ensino no âmbito educacional, diante disso percebemos que as diretrizes curriculares têm como objetivo valorizar os saberes tradicionais, os modos de vida, os costumes, as tradições, a memória, a relação territorial com a terra e com os recursos naturais, das comunidades negras rurais e urbanas. Este estudo se justifica, pois possibilitar a valorização dos saberes culturais, sociais e econômicos dos grupos remanescentes de quilombos, a partir da análise e produção de um saber acadêmico sobre a educação quilombola.
Abstract: This monograph is inserted in the context of quilombola education, whose purpose is to understand the education that is intended for the educational assistance of rural and urban black communities in school institutions located in the quilombola territories themselves or school units that serve students from these communities. To this end, the methodology of this research is qualitative analysis and bibliographic review. For the development of the research, we analyzed some authors such as Almeida (2008), Sundfeld (2002), Bezerra (2013), Edimara Gonçalves Soares (2016), Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Escolar Quilombola (2012), Resolution n.8 of November 20, 2012, A History of the Kalunga People (2001) activity notebook and reading book, among others. The results of the research indicate that quilombola education is a recent modality of teaching in the educational field, in view of this we realize that the curricular guidelines aim to value traditional knowledge, ways of life, customs, traditions, memory, relationships territorial relationship with the land and natural resources of rural and urban black communities. This study is justified because it enables the appreciation of the cultural, social and economic knowledge of the remaining quilombola groups, based on the analysis and production of academic knowledge about quilombola education.
Keywords: Educação Quilombola
Comunidades negras rurais e urbanas
Saberes tradicionais
Quilombola Education
Black and rural communities
Traditional knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: PEREIRA, Lucivânia dos Santos. A Educação Escolar Quilombola: o diálogo dos Conhecimentos Tradicionais Quilombolas e dos Saberes Escolares. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (História) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3498
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:História / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG93 - 0531-2017.pdfMG93 - 0531-2017581.71 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.