???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3499
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As memórias de Pilar: a história e a historiografia de Pilar nas séries do ensino fundamental primeira fase
???metadata.dc.creator???: Gonzaga, Marília Moreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Neilson Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A história se faz necessária nas escolas. Por este motivo nos deparamos com a seguinte dúvida, como é ensinada a história de Pilar de Goiás do primeiro ao quinto ano nas escolas públicas? Já que entendemos esta como sendo, uma etapa crucial para que os alunos ampliem seu conhecimento acerca da história da cidade e da região onde residem. Para tanto, esta pesquisa tem como aporte documental escritos e memórias dos moradores da cidade e cercanias. Com isso, buscamos demonstrar como os relatos históricos sobre a criação e desenvolvimento da cidade, foram transmitidos a essas pessoas por seus antecessores. Além disso, nossa proposta de estudo se dedica entre outras coisas, a compreender o modo como essa história está sendo ensinada pelas escolas municipais. Somado a nossos objetivos, investigaremos como a história do negro se distanciou da memória da criação da cidade, haja visto que em nossas primeiras observações constatamos que foram eles os precursores do quilombo de Papuã. Tais indícios aqui relacionados, nos darão a oportunidade de esclarecer se a história da fundação da cidade, compartilhada através das memórias, é contada a partir da atuação dos negros na região ou se são relatos que versam apenas sobre os feitos dos desbravadores que colonizaram aquela localidade.
Abstract: History is necessary in schools. For this reason we are faced with the following question, how is the story of Pilar de Goiás taught from the first to the fifth year in public schools? Since we understand this to be a crucial step for students to expand their knowledge about the history of the city and the region where they live. To this end, this research is supported by documents written and written by residents of the city and surrounding areas. With this, we seek to demonstrate how historical accounts about the creation and development of the city were transmitted to these people by their predecessors. Furthermore, our study proposal is dedicated, among other things, to understanding the way this history is being taught in municipal schools. In addition to our objectives, we will investigate how the history of black people distanced itself from the memory of the creation of the city, given that in our first observations we found that they were the precursors of the Papuã quilombo. Such evidence listed here will give us the opportunity to clarify whether the history of the city's founding, shared through memories, is told based on the actions of black people in the region or whether they are reports that only deal with the deeds of the pioneers who colonized that location.
Keywords: Escola
Memória
História
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: GONZAGA, Marília Moreira. As memórias de Pilar: a história e a historiografia de Pilar nas séries do ensino fundamental primeira fase. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (História) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3499
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:História / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG93 - 0532-2017.pdfMG93 - 0532-2017637.87 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.