???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3506
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: História Pública e as Demandas e Desafios Dentro e Fora do Espaço Escolar
???metadata.dc.creator???: Santos, Fernando Augusto Faustino dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Erisvaldo Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa analisar as ferramentas da História Pública que podem influenciar positivamente no ensino aprendizado escolar. Como objetivo geral busca constatar de que forma o desenvolvimento da história publica reflexiva e autorreflexiva com as suas demandas e desafios dentro e fora do espaço escolar, para além do livro didático, pode auxiliar a prática da história pública de se comunicar com público. Como forma de unir a academia e a escola sem perder a seriedade e o compromisso com a produção de saberes, com a finalidade de analisar os ganhos com uma história mais participativa. Os objetivos específicos aos quais esse trabalho se propõe são administrar o conhecimento com a tecnologia da informação, comunicação, no ensino de história, procurando difundir a História Pública através da interdisciplinaridade e constatar os conceitos relacionados ao período do indivíduo no seu contexto histórico, com uma análise da experiência do passado numa reflexão e auto reflexão com um posicionamento histórico no presente, dentro e fora do espaço escolar sobre a História Pública. Essa pesquisa visa estudar as demandas e desafios no espaço escolar na qual a história publica testifica, como vereda para conciliar a teoria e a pratica, difundindo o ensino de história com o seu público alvo. Lamentar das intempéries da educação ou ficar estarrecido e cair numa letargia, que não irá mudar e nem ajudará a outrem. Portanto, buscaremos reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a história pública com as suas demandas e desafios dentro e fora do espaço escolar pode comunicar com seu público altamente exigente e diversificado, auxiliando na formação de uma consciência histórica nos discentes, minimizando os impactos negativos da falta de investimento na educação pública de qualidade? O presente trabalho procura compreender as ferramentas da História Pública, que podem influenciar positivamente no ensino e tem como objetivo geral constatar de que forma o desenvolvimento reflexivo e autorreflexivo pode atingir o alvo do aprendizado. Desta forma, o livro didático pode auxiliar a prática como forma de unir a academia e a escola sem perder a seriedade e o compromisso com a produção de saberes, com a finalidade de analisar os ganhos com uma história mais participativa com a comunidade. Aplicar o conhecimento com tecnologia da informação e comunicação e mídia em geral no ensino de história. Buscar difundir a história publica através da interdisciplinaridade. Constatar os conceitos do indivíduo no seu tempo (tempo e espaço) de um fato histórico relacionando a experiência do passado e o posicionamento histórico no presente.
Abstract: This work aims to analyze the tools of Public History that can positively influence school learning teaching. As a general objective, it seeks to verify how the development of reflective and self-reflexive public history with its demands and challenges inside and outside the school space, beyond the textbook, can assist the practice of public history to communicate with the public. As a way of joining the academia and school without losing seriousness and commitment to the production of knowledge, with the purpose of analyzing the gains with a more participatory story. The specific objectives that this work proposes are to manage the knowledge of information technology, communication, history teaching, seeking to disseminate Public History through interdisciplinarity and verify the concepts related to the individual's period in their historical context, with an analysis of the experience of the past in reflection and self-reflection with a historical positioning in the present, inside and outside the school space about Public History. This research aims to study the demands and challenges in the school space in which public history testifies, as a path to reconcile theory and practice, disseminating history teaching to its target audience. Regretting the hardships of education or being appalled and falling into a lethargy, which will change and will not help anyone else. Therefore, we will seek to gather information for the purpose to answer the following research problem: how does public history with its demands and challenges inside and outside the school space can communicate with your audience highly demanding and diverse, helping to form a historical consciousness in students, minimizing the negative impacts of the lack of investment in public education Of Quality? This work seeks to understand the tools of Public History, that can positively influence teaching and its general objective is to verify that way reflective and self-reflective development can achieve the target of learning. This In this way, the textbook can help practice as a way of uniting academia and school without lose seriousness and commitment to the production of knowledge, with the purpose of analyzing gains from a more participatory history with the community. Apply knowledge with information and communication technology and media in general in teaching history.
Keywords: Ensino de história
Brasil
História pública
crise do progresso
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: SANTOS, Fernando Augusto Faustino dos. História Pública e as Demandas e Desafios Dentro e Fora do Espaço Escolar. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (História) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3506
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:História / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG93 - 0539-2018.pdfMG93 - 0539-2018841 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.