???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3554
???metadata.dc.type???: Artigo Científico
Title: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-(TEA) NO ENSINO SUPERIOR
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, Ana Luiza da Costa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUALBERTO, Rosângila Domingos
???metadata.dc.contributor.referee1???: REAL, Rosolindo Neto de Souza Vila
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Wermes Dias Damascena
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem por objetivo compreender a inclusão de discentes com o Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. O texto discute a importância dessa inclusão educacional, os conceitos e características do Transtorno do Espectro Autista, bem como a inserção de alunos/as portadores deste transtorno do neurodesenvolvimento no ensino superior. O estudo caracteriza-se a partir de uma abordagem qualitativa com os seguintes procedimentos metodológicos utilizados: pesquisa bibliográfica e documental, a fim de que houvesse um maior aprofundamento significativo e entendimento sobre o tema proposto. Para fundamentar esta pesquisa foi feito referencial teórico de autores, como: O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 2014); Brasil (2012); Batista; Mantoan (2006) e dentre outros. Os resultados apontam que o Transtorno do Espectro Autista é uma patologia com grande incidência na população humana, em que possui, como sintomas, fraca interação social, falta de comunicação verbal e não-verbal, campo de interesse restrito, sendo essas as principais expressões, mas fatores que não impedem a pessoa portadora em adentrar ao ensino superior, para isso é necessário ações de inclusão educacional focadas nas características dos autistas, sejam aplicadas pelo corpo docente, permitindo o desenvolvimento do conhecimento do aluno.
Abstract: This article aims to understand the educational inclusion in higher education of students with Autistic Spectrum Disorder. The text discusses the importance of this educational inclusion, the concepts and characteristics of the Autistic Spectrum Disorder, as well as the inclusion of students with this neurodevelopmental disorder in higher education. The study is characterized from a qualitative approach with the following methodological procedures used: bibliographical and documentary research, so that there was a greater significant deepening and understanding of the proposed theme. To support this research, theoretical reference was made from authors such as: The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5, 2014); Brazil (2012); Baptist; Mantoan (2006) and among others. The results point out that the Autism Spectrum Disorder is a pathology with a high incidence in the human population, in which it has, as symptoms, weak social interaction, lack of verbal and non-verbal communication, a restricted field of interest, these being the main expressions, but factors that do not prevent the carrier from entering higher education, for this it is necessary to have educational inclusion actions focused on the characteristics of autistic people, applied by the faculty, allowing the development of student knowledge.
Keywords: Educação Inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Ensino Superior
Inclusive education
Autistic Spectrum Disorder
University education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Campos Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: TEIXEIRA, Ana Luiza da Costa. A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-(TEA) NO ENSINO SUPERIOR. 2023. 18f. Artigo Científico(Pedagogia)-Universidade Estadual de Goiás, Campos Belos, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3554
Issue Date: 7-Jun-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Campos Belos - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC37 0001-2023.pdfAC37 0001/20231.08 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.