???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3557
???metadata.dc.type???: Artigo Científico
Title: RACISMO NO BRASIL: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
???metadata.dc.creator???: SENA, Geovanna Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUALBERTO, Rosângila Domingos
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Adelino Soares Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: REAL, Rosolindo Neto de Souza Vila
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo analisar o racismo no Brasil e seus reflexos na Educação Infantil. O texto discute a temática é uma questão presente em diversos países, inclusive no Brasil, que é um problema estrutural e enraizado na sociedade brasileira desde a época da colonização. Os resquícios históricos da escravização dos negros no país refletem até hoje em nossa sociedade em forma de desigualdade, o que afeta diversos aspectos da vida cotidiana, nas escolas, e inclusive na Educação Infantil. O estudo caracteriza-se a partir de uma abordagem qualitativa com os seguintes procedimentos metodológicos utilizados: pesquisa bibliográfica, a fim de que houvesse um maior aprofundamento significativo e entendimento sobre o tema proposto. Para fundamentar esta pesquisa foi utilizado referenciais teóricos de autores, como: Cavalleiro (2004); Guimarães (2002); Gomes (2005) entre outros. Os resultados nos mostram que na educação, o racismo se reflete em diversas formas de exclusão e preconceito, e que a escola é um local onde o mesmo pode ser perpetuado ou combatido, dependendo das atitudes e políticas adotadas. Assim, as práticas antirracistas na educação infantil são extremamente importantes para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: The present work aims to analyze racism in Brazil and its effects on Early Childhood Education. The text discusses the theme is an issue present in several countries, including Brazil, which is a structural problem and rooted in Brazilian society since the time of colonization. The historical remnants of the enslavement of blacks in the country still reflect in our society in the form of inequality, which affects various aspects of everyday life, in schools, and even in Early Childhood Education. The study is characterized from a qualitative approach with the following methodological procedures used: bibliographic research, so that there was a greater significant deepening and understanding of the proposed theme. To substantiate this research, theoretical references of authors were used, such as: Cavalleiro (2004); Guimaraes (2002); Gomes (2005) among others. The results show us that in education, racism is reflected in various forms of exclusion and prejudice, and that the school is a place where it can be perpetuated or fought, depending on the attitudes and policies adopted. Thus, anti-racist practices in early childhood education are extremely important to build a fairer and more egalitarian Society.
Keywords: Racismo
Educação Antirracista
Educação Infantil
Racism
Anti-racist Education
Early Childhood Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Campos Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SENA, Geovanna Alves de. RACISMO NO BRASIL: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 17f. Artigo Científico(Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Campos Belos, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3557
Issue Date: 7-Jun-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Campos Belos - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC37 0003-2023.pdfAC37 0003-20231.06 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.