???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3564
???metadata.dc.type???: Artigo Científico
Title: DESAFIOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Ranielle Tavares
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Adelino Soares Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luciana Nogueira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Manoel Soares de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo visa delinear a importância das novas tecnologias na educação e como isso influencia e altera os parâmetros dos métodos de ensino, ao mesmo tempo em que mostra o papel dos professores nessa transição e como isso pode ser alterado ao entrar neste ambiente digital. O trabalho visa mostrar os novos métodos de aprendizagem criados devido ao progresso tecnológico e à digitalização global que mudaram a estrutura educacional, considerado alguns pontos capturados por meio de entrevista realizada numa escola da rede municipal de ensino de Campos Belos/GO acerca do uso das novas tecnologias. Para fundamentar este trabalho, teóricos como: Levy (1993), Martinez (2006), Moran (2013), Kenski (2017), e outros igualmente importantes, contribuíram para as discussões sobre o uso da tecnologia como recurso didático nas escolas. O desenvolvimento constitui na pesquisa qualitativa, pois pode focar nas características subjetivas do objeto analisado, estudando sua especificidade e a experiência do indivíduo com a tecnologia em sala de aula, reconhecendo sua importância no processo de ensino, destacando que existem muitas barreiras para que esse trabalho seja feito de forma verdadeiramente eficaz, sendo que a falta de capacitação e a resistência de muitos educadores se manifestam como grandes dificuldades enfrentadas pelas escolas.
Abstract: This study aims to outline the importance of new technologies in education and how it influences and changes the parameters of teaching methods, while showing the role of teachers in this transition and how this can be changed when entering this digital environment. The work aims to show the new learning methods created due to technological progress and global digitization that have changed the educational structure, considering some points captured through an interview carried out in a school in the municipal education network of Campos Belos/GO about the use of new technologies. To support this work, theorists such as: Levy (1993), Martinez (2006), Moran (2013), Kenski (2017), and others equally important, contributed to discussions on the use of technology as a teaching resource in schools. The development constitutes qualitative research, as it can focus on the subjective characteristics of the analyzed object, studying its specificity and the individual's experience with technology in the classroom, recognizing its importance in the teaching process, highlighting that there are many barriers to this work. be done in a truly effective way, and the lack of training and the resistance of many educators are manifested as major difficulties faced by schools.
Keywords: Novas Tecnologias
Ensino Fundamental
Digitalização
Recurso didático
New technologies
Elementary School
Digitization
Didactic resource
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Campos Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: RODRIGUES, Ranielle Tavares. DESAFIOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. 16f. Artigo Científico( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Campos Belos, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3564
Issue Date: 31-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Campos Belos - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC37 0010-2023.pdfAC37 0010-2023850.01 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.