???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3613
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A POBREZA E DESIGUALDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Irany Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAGÃO, Manoel Soares de
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUALBERTO, Rosângila Domingos
???metadata.dc.contributor.referee2???: REAL, Rosolindo Neto de Souza Vila
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo aborda reflexões sobre "A Pobreza e a Desigualdade Educacional na Escola Pública Brasileira''. A pesquisa é de cunho qualitativo e pesquisa de campo em uma escola municipal da cidade de Campos Belos, situada na região do Nordeste de Goiás. O objetivo desta pesquisa é compreender o agravamento do dualismo perverso da escola pública brasileira. Por meio da realização dessa pesquisa, foi possível concluir que a desigualdade educacional que permeiam o sistema escolar brasileiro age em diferendes ordens, como: renda, etnia, sexo e setores periféricos. O que por sua vez influencia decisivamente para que as oportunidades educacionais não sejam iguais para todos. Pesquisadores, especialistas, doutores e pensadores da educação pública, como Marcel Crahay (2013), Libâneo (2012), Nóvoa (2010, 2012), Dubet François (2008, 2009) Torres (2001) Araújo (2012) Arroyo (1991, 2003, 2010, 2017) Castro (2009) tem - se interessado em realizar estudos e discutirem sobre os problemas educacionais e as políticas públicas no Brasil. Revelam como se dá a aprendizagem da criança pobre, e explicitam que as mesmas dependem mais da escola para que sua educação aconteça. A situação econômica dos indivíduos influencia categoricamente para que tenham ensino de qualidade. Este estudo é de grande relevância para a compreensão de que é necessário lutar por escolas de qualidade e equidade e por políticas públicas que contrapõem o dualismo perverso a essa ideologia dominante e as escolas deixarem de reproduzir as divisões sociais existentes.
Abstract: This study addresses reflections on "Poverty and Educational Inequality in the Brazilian Public School". The research is qualitative and field research in a municipal school in the city of Campos Belos, located in the Northeast region of Goiás. This research is to understand the aggravation of the perverse dualism of the Brazilian public school.By carrying out this research, it was possible to conclude that the educational inequality that permeates the Brazilian school system acts in different orders, such as: income, ethnicity, gender and peripheral sectors. Which in turn decisively influences that educational opportunities are not equal for all. Researchers, specialists, doctors and thinkers of public education, such as Marcel Crahay (2013), Libâneo (2012), Nóvoa (2010, 2012), Dubet François (2008, 2009) Torres (2001) Araújo (2012) Arroyo (1991, 2003, 2010, 2017) Castro (2009) has been interested in conducting studies and discussing educational problems. tions and public policies in Brazil. They reveal how poor children learn, and explain that they depend more on the school for their education to take place. The economic situation of individuals categorically influences that they have quality education. This study is of great relevance for the understanding that it is necessary to fight for quality and equity schools and for public policies that oppose the perverse dualism to this dominant ideology and that schools stop reproducing the existing social divisions.
Keywords: Pobreza
Desigualdade Educacional
Dualismo
Classes Subalternas
Poverty
Educational Inequality
Dualism
Subaltern Classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Campos Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MARTINS, Irany Pereira. A POBREZA E DESIGUALDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação(Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Campos Belos - GO, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3613
Issue Date: 30-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Campos Belos - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0038-2023.pdfMG37 0038-20231.05 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.