???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3702
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso das representações gráficas nas aulas de geografia: percepções sobre o lugar no Colégio Estadual Ana Maria Torres em Novo Planalto-GO
Other Titles: The use of graphic representations in geography classes: perceptions about the place in the Ana Maria Torres State School in Novo Planalto-GO
???metadata.dc.creator???: Costa, Ricardo Marques
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Matheus Henrique Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garção, Lucimar Marques da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moura, Marcos Roberto Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata do uso das representações gráficas nas aulas de Geografia no Colégio Estadual Ana Maria Torres (CEAMT). Teve como objetivo central analisar o uso das representações gráficas nas aulas de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Ana Maria Torres. Como objetivos específicos refletir sobre as representações gráficas no ensino fundamental II nas aulas de Geografia, desenvolver uma proposta metodológica de aplicabilidade das representações gráficas no 6° ano no ensino fundamental II no CEAMT; e verificar o índice de aprendizagem dos alunos no 6° ano no ensino fundamental II no colégio campo. O método da pesquisa constituiu-se na fenomenologia, com o uso de procedimentos metodológicos baseando-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa ação e elaboração de uma proposta metodológica sobre o uso das representações gráficas nas aulas de Geografia com ênfase a categoria geográfica Lugar na cidade de Novo Planalto-GO, a qual contou com o subsídio do método da Semiologia Gráfica de Betin (2000) e a metodologia do Desenho ao Mapa de Almeida (2010). Em análise aos resultados pode-se dizer que os alunos possuem um conhecimento intermediário sobre as representações gráficas e a leitura dos mapas. Conclui-se que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa no entendimento dos alunos sobre as representações gráficas e a leitura dos mapas.
Abstract: This research deals with the use of graphic representations in Geography classes at Colégio Estadual Ana Maria Torres (CEAMT). Its main objective was to analyze the use of graphic representations in Geography classes in the 6th year of Elementary School II, at Colégio Estadual Ana Maria Torres. The specific objectives are to reflect on graphic representations in elementary school in Geography classes, to develop a methodological proposal for the applicability of graphic representations in the 6th grade in elementary school II in CEAMT; and to verify the learning index of students in the 6th grade in elementary school II at Colégio Campo. The research method was constituted in phenomenology, with the use of methodological procedures based on bibliographic research, action research and elaboration of a methodological proposal on the use of graphic representations in Geography classes with emphasis on the geographical category Place in the city of Novo Planalto-GO, which had the support of the method of Graphic Semiology of Betin (2000) and the methodology of Drawing to the Map of Almeida (2010). In the analysis of the results, it can be said that the students have an intermediate knowledge about the graphic representations and the reading of the maps. It is concluded that the methodological proposal contributed significantly to the students' understanding of the graphic representations and the reading of the maps.
Keywords: Ensino de Geografia
Proposta Metodológica
Leitura dos Mapas
Aprendizagem
Teaching Geography
Methodological Proposa
Map Reading
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA
GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: Costa, Ricardo Marques. O uso das representações gráficas nas aulas de geografia: percepções sobre o lugar no Colégio Estadual Ana Maria Torres em Novo Planalto-GO. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3702
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Geografia / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RICARDO_MARQUES-COSTA 1.pdfO uso das representações gráficas nas aulas de geografia: percepções sobre o lugar no Colégio Estadual Ana Maria Torres em Novo Planalto-GO6.38 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.