???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3704
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As contribuições dos contos infantis no processo de alfabetização e letramento
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Claudia Tavares
Oliveira, Jaiane Balieiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Queiroz, Léia Rodrigues da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo como objetivo analisar perceber e compreender como a leitura de textos e histórias infantis interferem de maneira produtiva no processo de desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil e assim contribuir de uma maneira positiva e de forma eficaz para a educação no processo de Alfabetização e letramento. Esta pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico sobre As Contribuições das Histórias Infantis na Alfabetização e no Processo de Alfabetização. Após essa análise e possível identificar que a leitura de contos infantis proporciona aos alunos um desenvolvimento emocional, estimula a ter novas ideias, desenvolve a criatividade através dos personagens. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, pois é essencial para despertar o prazer estético e mostrar para a criança o interesse pela leitura em aprender cada vez mais, sendo assim nos mostra o quanto é importante o processo de leitura para as crianças pois fortalece muitos vínculos em especial o desenvolvimento da criança. Destaca-se que os contos Infantis e de suma importância para o crescimento na vida de uma criança transformando em hábito, a habilidade e até mesmo o prazer da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais o quanto contribui na evolução da alfabetização e letramento isso porque falar de livros, leitura é algo que impacta no processo de formação de cada indivíduo, bem como na constituição de alunos que fazem parte de uma sociedade letrada. Este trabalho tem como os principais aporte teórico FREIRE (2005), SOARES (2003), CARDOSO (2012), BAMBERGER (2000).
Abstract: The objective is to analyze and understand how reading texts and children's stories interfere productively in the process of development and learning in Early Childhood Education and thus contribute positively and effectively to education in the Literacy and Literacy process. This research presents a bibliographical survey on The Contributions of Children's Stories to Literacy and the Literacy Process. After this analysis, it is possible to identify that reading children's stories provides students with emotional development, encourages them to have new ideas, and develops creativity through the characters. Developing an interest and habit in reading is a constant process, which starts very early, as it is essential to awaken aesthetic pleasure and show the child an interest in reading in learning more and more, thus showing us how important it is to read. reading process for children as it strengthens many bonds, especially the child's development. It is noteworthy that children's stories are of paramount importance for the growth in a child's life, transforming the skill and even the pleasure of reading and writing different textual genres into a habit, as it contributes to the evolution of literacy and literacy, this is because Talking about books, reading is something that impacts the training process of each individual, as well as the constitution of students who are part of a literate society. This work has as its main theoretical contributions FREIRE (2005), SOARES (2003), CARDOSO (2012), BAMBERGER (2000).
Keywords: Letramento
Alfabetização
Contos Infantis
Livros
Literacy
Children's Stories
Books
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Letras - Portugues - Ingles
Citation: OLIVEIRA, Jaiane Balieiro; OLIVEIRA, Claudia Tavares. As contribuições dos contos infantis no processo de alfabetização e letramento. 2023. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Letras - Portugues - Ingles) - Universidade Estadual de Goiás, PORANGATU .
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3704
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Letras - Português/Inglês / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - JAIANE E CLAUDIA LETRAS 2023.2.pdfAs contribuições dos contos infantis no processo de alfabetização e letramento470.74 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.