???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3705
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Narrativas de estagiários do curso de história da UEG Porangatu: uma análise reflexiva dos diários de campo (2016-2018)
Other Titles: Narratives of interns from the history course of UEG Porangatu: a reflective analysis of the field diaries (2016-2018)
???metadata.dc.creator???: Martins, Gustavo Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Romildo Flosino de
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Pina, Max Lanio Martins
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pina, Max Lanio Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Maria Juliana de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee3???: Valadão, Luis Rafael da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Curricular e Supervisionado em História representa um momento crucial no processo de formação de licenciandos, visto que pretende a integração entre a teoria e a prática. Nesse contexto, os estudantes universitários têm a oportunidade de vivenciar e compreender o ambiente e os aspectos relacionados à sua futura atuação como professores na educação básica, através da imersão no contexto da sala de aula. Portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a analisar as narrativas produzidas por estagiários do Curso de História da UEG Porangatu, com base em seus diários de campo. O corpus examinado consiste em uma variedade de cadernos de anotações pertencentes à turma do Curso de História dos anos de 2016, 2017 e 2018, onde os estudantes registraram, manuscritamente, suas experiências e percepções relacionadas à prática do estágio nas escolas do município de Porangatu. O objetivo da análise é explorar essas narrativas, buscando compreender as nuances dessa experiência, e classificá-las e interpretá-las como uma forma de atribuição de sentido à futura prática docente. Metodologicamente, adotamos os princípios da Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory) para a análise e categorização dos dados obtidos. Além disso, para enriquecer nossa reflexão e estabelecer diálogo com a literatura científica, recorremos a conceitos e obras de diversos autores, incluindo Zabalza (2004), Geertz (1989), Rüsen (2001, 2015), Bianchi; Alvarenga; Bianchi (2005), Carvalho (2012), Lima, Pimenta (2006), entre outros, cujas contribuições são relevantes para o contexto do estudo
Abstract: The Curricular and Supervised Internship in History represents a crucial moment in the training process of licentiates, as it aims at the integration between theory and practice. In this context, university students have the opportunity to experience and understand the environment and aspects related to their future performance as teachers in basic education, through immersion in the classroom context. Therefore, this Final Course Work proposes to analyze the narratives produced by interns of the History Course of UEG Porangatu, based on their field diaries. The examined corpus consists of a variety of notebooks belonging to the class of the History Course of the years 2016, 2017 and 2018, where the students recorded, by hand, their experiences and perceptions related to the practice of the internship in the schools of the municipality of Porangatu. The objective of the analysis is to explore these narratives, seeking to understand the nuances of this experience, and to classify and interpret them as a way of attributing meaning to future teaching practice. Methodologically, we adopted the principles of Grounded Theory for the analysis and categorization of the data obtained. In addition, to enrich our reflection and establish dialogue with scientific literature, we resort to concepts and works of various authors, including Zabalza (2004), Geertz (1989), Rüsen (2001, 2015), Bianchi; Alvarenga; Bianchi (2005), Carvalho (2012), Lima, Pimenta (2006), among others, whose contributions are relevant to the context of the study.
Keywords: Estágio Curricular
Estágio Supervisionado em História
Diário de Campo
Diário de Aula
Narrativas de Estagiários
Curricular Internship
Field Diary
Class Diary
Supervised Internship in History
???metadata.dc.subject.cnpq???: HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: MARTINS, Gustavo Fernandes. Narrativas de estagiários do curso de história da UEG Porangatu: uma análise reflexiva dos diários de campo (2016-2018). 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3705
Issue Date: 13-Dec-2023
Appears in Collections:História / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.