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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação matemática e o Transtorno do Espectro Autista (TEA): entrevista com professores da educação básica de duas instituições de ensino da cidade de Porangatu-GO
Other Titles: Mathematical education and Autistic Spectrum Disorder (ASD): interview with basic education teachers from two educational institutions in the city of Porangatu-GO
???metadata.dc.creator???: Borges, Natália
Rodrigues, Wanessa Gama
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Sônia Maria de Andrade
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Fabriny Aparecida Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Azevedo, Herbert Wesley
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos e educacionais construídos por professores de Matemática e Professores de apoio (Professores de apoio são profissionais da educação designados para oferecer suporte adicional a alunos com necessidades especiais, visando promover a inclusão e garantir que esses estudantes atinjam seu potencial máximo no ambiente escolar.) em relação a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo em vista sua relevância para contribuir com a efetivação da educação inclusiva. Os professores desempenham um papel importante na aprendizagem dos autistas e devem proporcionar-lhes conhecimentos matemáticos, contextos relevantes para o seu desenvolvimento e aspectos sociais, devendo compreender que os incluir nas salas de aula regulares significa superar obstáculos, especialmente preconceitos, que ainda existem na sociedade. O estudo terá uma abordagem qualitativa, empregando um estudo de campo, fundamentado por meio de pesquisa bibliográfica, utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os cenários escolhidos para a pesquisa foram o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Tomaz Martins da Cunha e a Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha, localizados na cidade de Porangatu-GO, os participantes deste estudo serão professores de Matemática. A relevância está na necessidade de refletir sobre a importância da educação inclusiva e da Matemática pautada na individualidade dos alunos com TEA por meio de práticas de ensino adaptativas que acabam levando a uma aprendizagem significativa para esses alunos. Ao se fundamentar em contribuições significativas de especialistas renomados, este estudo busca consolidar uma base teórica robusta, como: Cunha (2017), Kanner (1943), Capellini (2018), entre outros.
Abstract: The present work aimed to analyze the pedagogical and educational knowledge constructed by Mathematics teachers and Support Teachers (Support Teachers are education professionals des- ignated to offer additional support to students with special needs, aiming to promote inclusion and ensure that these students achieve its maximum potential in the school environment.) in re- lation to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), given its relevance in contributing to the implementation of inclusive education. Teachers play an important role in the learning of au- tistic people and must provide them with mathematical knowledge, relevant contexts for their development and social aspects, and must understand that including them in regular classrooms means overcoming obstacles, especially prejudices, that still exist in society . The study will have a qualitative approach, employing a field study, based on bibliographical research, using semi-structured interviews as a data collection instrument. The settings chosen for the research were the Goiás State Military Police College Tomaz Martins da Cunha and the Euzébio Martins da Cunha Municipal School, located in the city of Porangatu-GO. The participants in this study will be Mathematics teachers. The relevance lies in the need to reflect on the importance of in- clusive education and Mathematics based on the individuality of students with ASD through adaptive teaching practices that end up leading to meaningful learning for these students. By be- ing based on significant contributions from renowned experts, this study seeks to consolidate a robust theoretical base, such as: Cunha (2017), Kanner (1943), Capellini (2018), among others.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Matemática
Educação Inclusiva
Professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: RODRIGUES, Wanessa Gama; BORGES, Natália. Educação matemática e o Transtorno do Espectro Autista (TEA): entrevista com professores da educação básica de duas instituições de ensino da cidade de Porangatu-GO. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Matematica) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3716
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Matemática / Porangatu - Monografia

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