???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3725
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A aplicabilidade da linguagem cartográfica nas aulas de geografia do Colégio Estadual João Teodoro de Oliveira em Mutunópolis -GO
???metadata.dc.creator???: Silva, Jennifer Lorrane Panta Borges da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Matheus Henrique Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garção, Lucimar Marques da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moura, Marcos Roberto Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental II quanto às abordagens cartográficas. O objetivo geral é analisar essas dificuldades, compreender a relevância da formação continuada em cartografia para o ensino de Geografia, identificar os obstáculos que os professores enfrentam ao relacionar a cartografia com os conteúdos do Ensino Fundamental II e examinar a oferta de cursos de pós-graduação na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Porangatu de 2000 a 2023. A pesquisa baseou-se em estudos de Aragão et. al. (2020), Guerrero (2012), Freitas e Yokoro (2004), Simielli (2015), Costa e Lima (2012), Franscischett (2001) e Guimarães (2015). O método utilizado é o dialético, com uma abordagem qualitativa incluindo pesquisa bibliográfica, estudo de caso e entrevista semi-estruturada. Para a coleta de dados, foi realizada a tabulação por meio de quadros, tabelas e gráficos. Os resultados mostram que no CEPI – Colégio Estadual João Teodoro de Oliveira, os professores que têm mais dificuldades em aplicar a cartografia não possuem formação específica em Geografia ou Cartografia. Além disso, foi constatado que a UEG Porangatu é relevante para profissionais que buscam formação continuada. Conclui-se que esse estudo é de importância para o ensino da cartografia no ensino de Geografia e para como a formação continuada pode contribuir de maneira substancial para o aprimoramento profissional dos educadores.
Abstract: This work addresses the difficulties faced by Geography teachers in Elementary School II regarding cartographic approaches. The general objective is to analyze these difficulties, understand the relevance of continued training in cartography for teaching Geography, identify the obstacles that teachers face when relating cartography to the contents of Elementary School II and examine the offer of postgraduate courses at the State University of Goiás – Porangatu Unit from 2000 to 2023. The research was based on studies by Aragão et. al. (2020), Guerrero (2012), Freitas and Yokoro (2004), Simielli (2015), Costa e Lima (2012), Franscischett (2001) and Guimarães (2015). The method used is dialectical, with a qualitative approach including bibliographical research, case study and semi-structured interview. To collect data, tabulation was carried out using charts, tables and graphs. The results show that at CEPI – Colégio Estadual João Teodoro de Oliveira, the teachers who have the most difficulties in applying cartography do not have specific training in Geography or Cartography. Furthermore, it was found that UEG Porangatu is relevant for professionals seeking continued training. It is concluded that this study is important for the teaching of cartography in Geography teaching and for how continued training can contribute substantially to the professional improvement of educators.
Keywords: Ensino de Geografia
Cartografia
Mutunópolis
Formação continuada
Teaching Geography
Cartography
???metadata.dc.subject.cnpq???: GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: Silva, Jennifer Lorrane Panta Borges da. A aplicabilidade da linguagem cartográfica nas aulas de geografia do Colégio Estadual João Teodoro de Oliveira em Mutunópolis -GO. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3725
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Geografia / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_JENNIFER_LORRANE_PANTA_BORGES_DA_SILVA (1).pdfA aplicabilidade da linguagem cartográfica nas aulas de geografia do Colégio Estadual João Teodoro de Oliveira em Mutunópolis - GO2.49 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.