???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3726
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A contribuição da antropologia forense para o conhecimento histórico
???metadata.dc.creator???: Santos, Layssa Muniz
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, José Fernando Saroba
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, José Fernando Saroba
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pirajá, Juliano de Almeida
???metadata.dc.contributor.referee3???: Valadão, Luís Rafael da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo visa apontar a Antropologia Forense (AF) como uma ferramenta relevante para o Conhecimento Histórico, visto que utiliza de evidências cientificas para a promoção da designação de identidades, especialmente em casos com ossadas e restos mortais em estado avançado de decomposição, em que sua identificação seria inviável por outros meios. Seja no auxílio da designação de vítimas de desastres, crimes, ou ossadas arcaicas, a AF torna-se fundamental para que estes sejam reconhecidos na História. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, fundamentada bibliograficamente, busca-se responder a seguinte problemática: De que modo a Antropologia Forense pode ser utilizada em contribuição com a Ciência Histórica? Com isso, objetiva-se demonstrar como esta ciência é capaz de cooperar com o conhecimento histórico no acúmulo de dados relacionados a fontes históricas, tais como ossadas, cadáveres e restos mortais, e compreender o modo como a AF realiza a identificação dos corpos.
Abstract: Este artigo visa apontar a Antropologia Forense (AF) como uma ferramenta relevante para o Conhecimento Histórico, visto que utiliza de evidências cientificas para a promoção da designação de identidades, especialmente em casos com ossadas e restos mortais em estado avançado de decomposição, em que sua identificação seria inviável por outros meios. Seja no auxílio da designação de vítimas de desastres, crimes, ou ossadas arcaicas, a AF torna-se fundamental para que estes sejam reconhecidos na História. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, fundamentada bibliograficamente, busca-se responder a seguinte problemática: De que modo a Antropologia Forense pode ser utilizada em contribuição com a Ciência Histórica? Com isso, objetiva-se demonstrar como esta ciência é capaz de cooperar com o conhecimento histórico no acúmulo de dados relacionados a fontes históricas, tais como ossadas, cadáveres e restos mortais, e compreender o modo como a AF realiza a identificação dos corpos.
Keywords: Antropologia Forense
Conhecimento Histórico
Identificação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: SANTOS, Layssa Muniz. A contribuição da antropologia forense para o conhecimento histórico. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3726
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:História / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_Layssa Muniz Santos .pdfA contribuição da antropologia forense para o conhecimento histórico263.78 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.