???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3898
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: ESCOLAS E CIGANOS - UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA NA COMUNIDADE PIRESINA
???metadata.dc.creator???: Batista, Carlos Alberto de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Ademir. D.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa centra-se, no campo relativo à integração escolar da população cigana. Diante dos pressupostos da pesquisa procura-se entender como se dá a relação entre os ciganos e não ciganos na escola, no município de Pires do Rio, diante esta relação surge-se determinadas problematizações, pois até quando garantir o acesso à educação ao público cigano se tornará um desafio, como se dá a convivência na escola entre os alunos ciganos e não ciganos. Objetiva-se em geral compreender a inserção de alunos Ciganos na Escola de Pires do Rio-Goiás. A metodologia de pesquisa constituiu-se na pesquisa bibliográfica, com positivas técnicas para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica; a utilização da pesquisa de campo, usada para extrair dados e informações diretamente da realidade com a utilização de técnicas de coleta. Também foi aplicado questionários aos alunos ciganos e não ciganos e também para professores das determinadas instituições de ensino. Tendo em vista que a Geografia tem como objetivo estudar a relação do homem em seu meio – o espaço geográfico, e entendendo que esse espaço é também constituído por relações sociais, naturais, culturais, econômicas e políticas busca-se por meio dessa pesquisa compreender as relações e/ou conflitos étnicos no ambiente escolar. A pesquisa é de grande importância para os sujeitos envolvidos na pesquisa, como: ciganos, alunos não ciganos e gestores de escola, pois a partir desse trabalho esses sujeitos poderão entender como são construídas as relações entre ciganos e não ciganos na instituição escolar. A presença de crianças ciganas no ambiente escolar com seus desafios e/ou oportunidades se torna temática de estudo para geografia enquanto ciência social.
Abstract: This research focus in the field concerning the school integration of the gypsy population. Given the assumptions of the research we seek to understand how the relationship between gypsies and non- gypsies occurs at school, in the municipality of Pires do Rio, given this relationship arises certain problematizations, because until when to ensure access to education for the gypsy public will become a challenge, as is the living togheter in school between gypsy and non-gypsy students. This undergraduate thesis aims to comprehend the insertion of gypsy students of the school in Pires do Rio – Goias. The research methodology consisted of bibliographic research, with positive techniques to provide the researcher with theoretical background; the use of field research, used to extract data and information directly from reality with the use of collection techniques. Questionnaires were also applied to gypsy and non-gypsy students and also to the coordination of certain educational institutions. Considering that Geography aims to study the relation of man in his environment - the geographical space, and understanding that this space is also constituted by social, natural, cultural, economic and political relations, this research seeks to understand the relations and / or ethnic conflicts in the school environment. The research is of great importance to the people involved in the research, such as: gypsies, non-gypsy students and school managers, because from this work these people will be able to understand how the relationships between gypsies and non-gypsies are built in the school institution. Therefore, the presence of gypsy children in the school environment with their challenges and / or opportunities becomes thematic study for Geography as a social science.
Keywords: Ciganos
Espaço Escolar
Representações Sociais
Estudos Étnicos
Gypsies
School Space
Social Representations
Ethnic Studies.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: Batista, Carlos Alberto de Oliveira. ESCOLAS E CIGANOS - UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA NA COMUNIDADE PIRESINA. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3898
Issue Date: 3-Dec-2019
Appears in Collections:Geografia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG9 220003-2019.pdfMG9 220003/20192.24 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.