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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: (DES) ENCONTROS NO AMBIENTE ESCOLAR: XAKRIABÁS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS URUTAÍ
???metadata.dc.creator???: Melo, Leandro Jose dos Reis Coimbra
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Ademir. D.
???metadata.dc.description.resumo???: O ambiente escolar é por natureza um espaço heterogêneo, constitui-se de relações e encontros intergrupais, em vários momentos essas relações transformam este ambiente em um espaço marcado por conflitos. Na atualidade não é raro, dentro do ambiente escolar, discursos de ódio, preconceito, racismo e xenofobia, neste espaço que deveria ser de aprendizagem, inclusão, debate e aceitação. Relacionado a estas questões este trabalho tem como tema compreender a dinâmica das relações interétnicas e culturais dentro do ambiente escolar. Baseando-se nas situações decorrentes destas interações intergrupais, o trabalho traz como objetivo compreender como são estabelecidas as relações interétnicas de dois grupos de estudantes; os indígenas e os não índios que estudam no Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí; buscando compreender como ocorrem os desdobramentos das relações entre índios e não índios dentro do ambiente escolar, apresentando como um dos grupos envolvidos na pesquisa, os alunos da etnia Xakriabá; são recebidos e percebidos dentro desse ambiente, composto predominantemente por alunos não indígenas e de que forma ocorre a interação entre estes sujeitos, a partir das diferenças étnicas culturais destes dois grupos e se surgem; quais são, os conflitos a partir dessa interrelação, pois o câmpus atende a estudantes da cidade de Urutaí e de várias localidades de Goiás; além de outros estados, criando um ambiente multicultural. A pesquisa caracteriza-se quanto aos seus objetivos como pesquisa explicativa, buscando pormenorizar como estas relações são estabelecidas; utilizando como método a Fenomenologia, método adequado para acessar os valores simbólicos e subjetivos que envolvem os construtos sociais destes indivíduos, perfilando nos pressupostos da Geografia Humanista Cultural, trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, a priori foi realizado levantamentos acerca do número de alunos, indígenas e não indígenas que convivem dentro deste mesmo espaço, executou-se coleta de dados, analisados e interpretados de maneira qualitativa; durante o processo de pesquisa realizou-se levantamento bibliográfico acerca da temática, trabalho de campo, observação e aplicação de questionários. A relevância da temática baseia-se em cooperar para que a comunidade escolar, a comunidade acadêmica, gestores e políticos, possam perceber a importância das reflexões sobre identidade étnica, relações intergrupais e interétnicas no espaço escolar, e a relevância da Geografia para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esta temática. São identificáveis na pesquisa, evidencias que as diferenças etnoculturais tornam-se em elemento que pode despertar conflitos, atos de racismo e bullying dentro do espaço escolar, o que torna importante, dar visibilidade ao grupo de estudantes Xakriabás para que possam apontar atos preconceituosos contra sua etnia, também reivindiquem suas demandas.
Abstract: The school environment is by nature a heterogeneous space, constitutes intergroup relationships and encounters, at various times these relationships transform this environment into a space marked by conflicts. Nowadays it is not uncommon, within the school environment, hate speech, prejudice, racism and xenophobia, in this space that should be learning, inclusion, debate and acceptance. Related to these issues this work has as its theme to understand the dynamics of interethnic and cultural relations within the school environment. Based on situations arising from these intergroup interactions, the work aims to understand how the interethnic relationships of two groups of students are established; the indigenous and non- Indians who study at the Federal Institute Goiano – Câmpus Urutaí; seeking to understand how the unfolding relations between Indians and non-Indians occur within the school environment, presenting as one of the groups involved in the research, students of the Xakriabá ethnic group; they are received and perceived within this environment, composed predominantly of non- indigenous students and how the interaction between these subjects occurs, based on the cultural ethnic differences of these two groups and arise; which are, the conflicts from this interrelationship, because the campus serves students from the city of Urutaí and several localities of Goiás; in addition to other states, creating a multicultural environment. The research is characterized as to its objectives as an explanatory research, seeking to detail how these relationships are established; using Phenomenology as a method, an appropriate method to access the symbolic and subjective values that involve the social constructs of these individuals, profiling in the assumptions of Cultural Humanist Geography, it is a research quantitative-qualitative, a priori, surveys were conducted on the number of students, indigenous and non-indigenous who live within this same space, data collection was performed, analysed and interpreted qualitatively; during the research process, a bibliographic survey was conducted on the theme, fieldwork, observation and application of questionnaires. The relevance of the theme is based on cooperating so that the school community, the academic community, managers and politicians, can perceive the importance of reflections on ethnic identity, intergroup and interethnic relationships in the school space, and the relevance of Geography for the development of research related to this theme. They are identifiable in the research, evidence that ethnocultural differences become an element that can awaken conflicts, acts of racism and bullying within the school space, which makes it important, to give visibility to the group of Xakriabás students so that may point to prejudiced acts against their ethnicity, also claim their demands.
Keywords: Relações Etnicorraciais
Encontros Interétnicos
Alunos Indígenas
Não Índios
Espaço Escolar
Etnicorracial Relations.
Interethnic Encounters
Indigenous Students
No Indians
School Space
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: Melo, Leandro Jose dos Reis Coimbra. (DES) ENCONTROS NO AMBIENTE ESCOLAR: XAKRIABÁS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS URUTAÍ. 2019. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3899
Issue Date: 2-Dec-2019
Appears in Collections:Geografia / Pires do Rio - Monografia

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