???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3904
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: REPRESENTAÇÕES SÓCIO ESPACIAIS SOBRE O CERRADO – UM ESTUDO COM OS ALUNOS DA 2a FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARTINS BORGES EM PIRES DO RIO - GOIÁS
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Jéssica Maria de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Ademir. D.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como temática as representações sócio espaciais sobre o Cerrado, um estudo com os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Martins Borges, localizado na cidade de Pires do Rio - Goiás. Tem-se como problemática indagar quais as visões desses alunos sobre o tema, o que eles têm enquanto conhecimento sobre esse lugar, como o Cerrado é trabalhado nas aulas de Geografia, bem como analisar quais os aspectos naturais, políticos, sociais e econômicos, estão presentes nas representações desses alunos. O objetivo geral é investigar como esses alunos adquirem o conhecimento sobre o Cerrado a partir das aulas de Geografia. Discute-se questões como a Geografia Escolar, o Cerrado, e o ensino de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa consistiram de levantamentos bibliográficos, compostos por livros, artigos, dissertações. Foram aplicados questionários para os alunos do 6° ano A e do 9° ano B do turno matutino, e também aos professores de Geografia da escola campo, sendo especificamente três professores. A pesquisa trabalhada é de importância para a Geografia, pois seu objeto de estudo é a relação homem e natureza, e assim ao trabalhar o Cerrado e como ele é visto pelos alunos, a pesquisa terá relevância para os estudos geográficos, além de ao se trabalhar este projeto em uma instituição de ensino, a pesquisa será importante por buscar as principais dificuldades que o aluno e o professor se deparam ao trabalhar sobre o Cerrado. Assim será possível despertar o interesse de quem lerá a pesquisa e dessa maneira de alguma forma, individual ou coletiva, auxiliar na conservação do nosso Cerrado.
Abstract: This research has as a theme the socio-spatial representations of the Cerrado, a study with the students of Elementary School II in the Martins Borges State School, located in the city of Pires do Rio – Goiás. It’s problematic to ask what these students’ views on the subject, what they have as knowledge about this place, how the Cerrado is worked in the Geography classes, analyze which natural, political, social and economic aspects are present in these students’ representations. The main objective is to investigate how these students acquire knowledge about the Cerrado from Geography classes. Issues such as School Geography are discussed. The methodological procedures used for the development of the research consisted of bibliographic surveys, compounds by books, articles, dissertations. Questionnaires were applied to students in the 6th grade A and 9th grade A of the morning shift, as well as to the geography teachers of the field school, specifically three teachers. The research to be worked on is of importance to Geography, as its object of study is the relationship between man and nature, and thus, when working with the Cerrado and as it’s seen by the students, these research will have materiality to the geographic studies, besides it works on this project in an Educational Institution, the research will be important because it looks for the main difficulties that the student and teacher tend to when working on the Cerrado. Thus it’ll be possible to arouse the interest of those who will read the research and thus somehow, individually or collectively, help in the conversation of our Cerrado.
Keywords: Geografia-Escolar
Cerrado
Representações Sociais
Currículos
Ensino de Geografia
School Geography
Cerrado
Social representations
Resumes
Geography teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: Oliveira, Jéssica Maria de. REPRESENTAÇÕES SÓCIO ESPACIAIS SOBRE O CERRADO – UM ESTUDO COM OS ALUNOS DA 2a FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARTINS BORGES EM PIRES DO RIO - GOIÁS. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3904
Issue Date: 5-Dec-2019
Appears in Collections:Geografia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG9 220008-2019.pdfMG9 220008/20192.91 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.