???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3920
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino do cerrado por meio investigativo : possibilidades de intervenções em sala
???metadata.dc.creator???: Agra, Lorena Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de
???metadata.dc.description.resumo???: O ambiente escolar é de extrema significância para verificar a aprendizagem, construção dos saberes e possibilita de experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As deficiências atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a demanda econômica e as políticas públicas impõe a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que inserissem eles no contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno.O objetivo do presente trabalho será uma análise investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo os alunos do 3º anos do ensino médio de rede pública da cidade de Anápolis, em que os discentes serão contemplados com estratégias pedagógicas alternadas, no qual serão submetidos a questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos que irão favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. O presente trabalho espera-se um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltado ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços sociais e ambientais.
Abstract: The school environment is of great significance to check the learning, construction of knowledge and enables experiences between teachers and students. The development of school education practices from the stage involves a collection of reflective and delicate conceptions about the uncertain paths, tortuous, observed in the practice of teaching. The current deficiencies as the devaluation of the teacher, their training, economic demand and public policies imposes the need to rethink the identity of the teacher and their contributions to the school. A priori subjects learners proved to be confused and generalized answers on the topic discussed, thus promoting the possibility of intervention in the classroom that getting they reflective context, conveying the idea of environmental issues, expanding discussions on new looks that the It is often neglected by teachers, culminating in the disinterest of student. The objective of this study will be an investigative analysis of the concept of the Cerrado biome and its main features, and the students of the 3rd year of high school in the city public Annapolis, where the students will be awarded alternate teaching strategies, which will be subject to pre and post questionnaires, lectures, Cerrado shows that are resources that will facilitate the promotion and development of theoretical and reflective skills. This work is expected to cognitive enrichment in environmental issues for students, especially facing the Cerrado so that this approach is one of the ways that can help the multiplication of ideas, attitudes that foster the improvement of social and environmental spaces.
Keywords: Aula Investigativa
Cerrado
Cognitivo
Práticas alternativas educativas
Investigative class
Cerrado
Cognitive
Alternative practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: AGRA, Lorena Araújo. O ensino do cerrado por meio investigativo: possibilidades de intervenções em sala. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3920
Issue Date: 13-Jun-2016
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA ARAÚJO AGRA_TCC_CB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Ciências Biológicas1.22 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.