???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Conrado Moreira Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de-
dc.date.accessioned2024-06-05T13:40:02Z-
dc.date.issued2016-02-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Conrado Moreira Rodrigues de. Tecnologias de Informação e Comunicação: percepções de gestores escolares em curso de especialização. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3939-
dc.description.resumoA Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE- GO) ofereceu o curso de especialização de gestores “Gestão e avaliação da educação pública” através da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF para os gestores do Estado de Goiás. Tendo como objetivos principais desenvolver aptidões que aprimorassem o desenvolvimento e a inovação de metodologias e novas práticas da gestão escolar, assim como promover um debate sobre os desafios atuais da gestão, inclusão e participação, realizar problematizações e também compartilhar soluções e ideias inovadoras para os problemas contemporâneos da gestão educacional. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa e utiliza a escala phrase completion para analisar os dados.Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender qual a percepção dos gestores da cidade de Anápolis que concluíram o curso de especialização em relação às tecnologias e às mídias utilizadas na educação e a importância desta formação vivenciada considerando a modalidade da educação na qual aconteceu, educação à distância, sendoanalisadas as possibilidades de novos olhares na prática de gestão escolar destes profissionais e os aspectos significativos para a formação, assim como lacunas que podem ser preenchidas e os principais desafios da implantação das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino aprendizado pelos gestores educacionais.Através das análises pode-se obter um índice de satisfação muito grande dos gestores, também é importante ressaltar que o aspectomais eficaz para a profissionalização dos gestores foi a abordagem do tema políticas públicas que permite ao gestor compreender os processos legais que subsidiam o funcionamento da instituição. Já quando questionados sobre o nível de preparação para lidar com o novo modelo educacional, o resultado obtido indica que o curso não prepara os gestores para lidar com as tecnologias do novo modelo educacional, fato que vai de acordo com o que é proposto na literatura, que alguns conhecimentos são obtidos apenas na prática. Uma relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e o novo desafio da prática gestora se choca com o tema políticas públicas no sentido do gestor educacional poder ser agente modificador da realidade social permitindo o acesso universal a informação levando a evolução gradual da comunidade.por
dc.description.abstractThe State Department of Education Culture and Sport of the State of Goiás (GO SEDUCE-) offered the specialization course managers "Management and evaluation of public education" by the Federal University of Juiz de Fora - UFJF for managers of the State of Goiás . the principal objectives develop skills to hone the development and innovation of methodologies and new practices of school management and to promote a debate on the challenges of management, inclusion and participation, conduct problematizations and also share solutions and innovative ideas for contemporary problems of educational management. The research is qualitative-quantitative nature and uses the phrase completion scale to analyze the data. The objective of this work was to understand the perception of the Annapolis city managers who completed the course of specialization in relation to the technologies and media used in education and the importance of this training experienced considering the mode of education in what happened, education distance, and analyzed the possibilities of new views in the practice of school management of these professionals and the significant aspects of the training, as well as gaps that can be filled and the main challenges of the implementation of new information and communication technologies in the teaching process learning by educational managers. Through the analysis can get a great satisfaction index of managers, it is also important to note that the most effective aspect of the professionalization of managers was the public policy approach to the subject that allows the manager to understand the legal processes that support the operation of institution. But when asked about the level of preparedness to deal with the new educational model, the obtained results indicate that the course does not prepare managers to deal with the technologies of the new educational model, a fact that goes according to what is proposed in the literature, some knowledge is obtained only in practice. A relationship between the new technologies of information and communication and the new challenge of managing practice collides with the theme public policy towards the educational manager may be modifying agent of social reality allowing universal access to information leading to community gradual evolution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2024-06-04T12:26:04Z No. of bitstreams: 1 CONRADO MOREIRA RODRIGUES DE ARAÚJO_TCC_CB.pdf: 402425 bytes, checksum: e6a9eea63afe94cc672d2bdcea632fbf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2024-06-05T13:40:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONRADO MOREIRA RODRIGUES DE ARAÚJO_TCC_CB.pdf: 402425 bytes, checksum: e6a9eea63afe94cc672d2bdcea632fbf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-05T13:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONRADO MOREIRA RODRIGUES DE ARAÚJO_TCC_CB.pdf: 402425 bytes, checksum: e6a9eea63afe94cc672d2bdcea632fbf (MD5) Previous issue date: 2016-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Central - Sede Anapolis - CETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programCiencias Biologicaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectNovas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)por
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectNew Information and Communication Technologies (ICT)eng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleTecnologias de Informação e Comunicação : percepções de gestores escolares em curso de especializaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONRADO MOREIRA RODRIGUES DE ARAÚJO_TCC_CB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Ciências Biológicas392.99 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.