???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3941
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A atividade prática no ensino de botânica : uma proposta de ensino para a educação básica
???metadata.dc.creator???: Almeida, Daniela Oliveira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Mirley Luciene dos
???metadata.dc.description.resumo???: A ausência da contextualização dos conteúdos, os termos científicos e a prática do professor, são algumas dificuldades encontradas no ensino de Botânica. A execução de atividades práticas é um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem, pois auxilia os alunos a relacionar a teoria e a prática. Diante da problemática do processo de ensino-aprendizagem é possível observar que a abordagem atual do currículo de Botânica carece de estratégias metodológicas que visem a um ensino fundamentado na motivação. Nesse contexto, buscou-se com o presente estudo desenvolver atividades práticas, e a partir das mesmas propor outras atividades para o ensino contextualizado de Botânica para os alunos da Educação Básica. No intuito de fundamentar essa proposta, buscou-se na literatura, os resultados obtidos com a utilização de atividades práticas no ensino de Botânica descritos nos resumos publicados em edições do Congresso Nacional de Botânica, sessão de Ensino de Botânica. A abordagem metodológica utilizada para o levantamento e análise dos resumos foi a descritiva e bibliográfica, a partir de uma busca no banco de dados da Sociedade Brasileira de Botânica (SBB), na sessão de Ensino. A aplicação das aulas práticas foi realizada com uma turma da 2ª série do Ensino Médio em uma escola estadual da rede pública de ensino, no município de Anápolis (GO). Após a análise dos resumos selecionados e dos resultados obtidos com a aplicação das aulas práticas in loco, elaborou-se um roteiro de atividades práticas que poderão servir de apoio aos professores da Educação Básica, possibilitando a adoção de diversas estratégias didáticas a serem desenvolvidas em sala de aula. De modo geral, os resumos avaliados trouxeram informações importantes sobre o uso de diferentes recursos e estratégias de ensino abordadas em aulas práticas para o ensino de Botânica. Em relação a aplicação das aulas práticas, o uso de amostras vegetais diversificadas que puderam ilustrar os grupos que estavam sendo apresentados possibilitou o estudo da morfologia e a função dos órgãos vegetais, promovendo assim um ensino e aprendizagem eficazes. Sobre o Roteiro de Atividades Práticas para o Ensino de Botânica, espera-se que o material possa auxiliar o professor em sua prática docente, ao sugerir um conjunto de atividades práticas de baixo custo, que não necessitam do uso do laboratório. Dessa forma, conclui-se que as atividades práticas no ensino de Botânica são muito importantes, pois geram motivação nos alunos e contribuem para a construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: The absence of contextualisation of contents, scientific terms and teacher practice are some of the difficulties encountered in Botany teaching. The execution of practical activities is an essential factor in the teaching-learning process, as it helps the students to relate a theory and a practice. Faced with the problematic of the teaching-learning process, it is possible to observe that a current approach to the Botany curriculum lacks methodological strategies that aim at a fundamental education and a motivation. In this context, we sought the present study to develop practical practices, and from the same proportions other activities for contextualized teaching of botany for students of Basic Education. In order to base this proposal, the results obtained with the use of non-theoretical Botany teaching practices were summarized in the literature published in the National Botany Congress, Botany Teaching session. The methodological approach used for the survey and analysis of the abstracts for a description and bibliography, from a search without database of the Brazilian Society of Botany (SBB), in the teaching session. The application of the practical classes was carried out with a 2nd grade high school class in a state school of the public school system, in the city of Anápolis (GO). After an analysis of the selected abstracts and the results obtained with an application of the practical classes in place, a script of practical activities was elaborated that served as support to the teachers of the Basic Education, allowing the adoption of diverse didactic strategies and developed in room of -class. In general, abstracts and information on the use of different resources and teaching strategies addressed in practical practices for teaching Botany. In relation to the application of practical practices, the use of diversified plant samples that can allow groups that open possibilities, study the morphology and a function of plant organs, thus promoting effective teaching and learning. On the Roadmap for Practical Activities for Teaching Botany, what the material can help the teacher in his teaching practice, suggest a set of practical activities of low cost, that do not need the use of the laboratory. Thus, it is concluded that the activities are not botany teachings are very important, because they generate motivation in the students and contribute to a knowledge construction in the teaching-learning process.
Keywords: Ensino de Botânica
Aulas práticas
Produção científica
Material didático
Botany Teaching
Practical classes
Scientific production
Courseware
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: ALMEIDA, Daniela Oliveira de. A atividade prática no ensino de botânica: uma proposta de ensino para a educação básica. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3941
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA OLIVEIRA DE ALMEIDA_TCC_CB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Ciências Biológicas1.42 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.