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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Representação social de alunos de uma escola pública da rede estadual de educação de Anápolis - Goiás sobre doenças sexualmente transmissíveis
???metadata.dc.creator???: Martins, Aline de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tiradentes, Cibele Pimenta
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tiradentes, Cibele Pimenta
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Leal, Miriam Marques
???metadata.dc.description.resumo???: Segundo o Ministério da Saúde as DSTs apresentam um número muito variado de agentes patogênicos e um número grande de casos nos últimos anos. Estima-se que o grupo etário mais afetado esta entre 20 a 30 anos de ambos os sexos porem vale ressaltar o grande numero de jovens portadores destas doenças. A escola tem sido apontada como um importante espaço de intervenção sobre a sexualidade na adolescência. Ela é vista como um problema de saúde pública e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de jovens e adolescentes. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o de conhecimento de adolescentes sobre as doenças sexualmente Transmissíveis (DST) tais como prevenção e suas respectivas formas de transmissão. A metodologia utilizada propôs um levantamento de dados na Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, a fim de averiguar os índices das DSTs mais frequentes para a elaboração de questionários a serem aplicados aos alunos e utilizados para a execução e coleta dos dados. Foram aplicados questionários estruturados em múltipla escolha, em uma instituição da rede publica para alunos da 3ª Serie do ensino médio da cidade de Anápolis-GO. Representando as variáveis: contaminação, sintomas, tratamento e profilaxia. Após a aplicação dos questionários foi realizada um ciclo de palestras sobre orientação sexual e aplicado o questionário novamente a fim de verificar o conhecimento dos alunos. Os dados foram analisados dentro da ampla estratégia de pesquisa de estudo de caso, na qual podem-se empregar métodos – qualitativos. Este tipo de estudo tem por prioridade descrever as características de determinada população ou fatos e fenômenos de determinada realidade. Diante do presente trabalho pode-se concluir que e as campanhas de orientação sexual para os jovens, são de extrema importância. Esses dados evidenciam uma carência e ressaltam a necessidade que estas questões sejam mais efetivamente trabalhadas no meio escolar.
Abstract: According to the Ministry of Health DST have a very varied number of pathogens and a large number of cases in recent years it is estimated that the most affected age group is between 20-30 men and women however it is worth noting the large number of young people patients with these diseases. The school has been identified as an important intervention area of sexuality in adolescence. It is seen as a public health problem and the school emerge as a privileged place of implementation of public policies that promote the health of youth and adolescents. This research aimed to determine the degree of adolescents knowledge about sexually transmitted diseases (DST) such as prevention and their modes of transmission. The methodology proposed a data collection in the Municipal Annapolis Health in order to determine the most frequent rates of DST for the development of questionnaires to be applied to students and used for the execution and data collection. Structured questionnaires were applied in multiple choice, in an institution of the public network for students of the 3rd Series of high school in the city of Anapolis-GO. representing the variables: contamination, symptoms, treatment and prophylaxis. After the questionnaires was held a lecture on sexual orientation and applied the questionnaire again to check the students' knowledge. Data were analyzed within the broad strategy case research study, one can employ methods - Qualitative. This type of study is priority describe the characteristics of a given population or facts and certain reality of phenomena. In the face of this work can be concluded that sexual orientation and campaigns for individual, are of utmost importance. These data show a shortage and highlight the need that these issues are more effectively worked in schools.
Keywords: Doenças
Doenças sexualmente Transmissíveis (DST)
Escola
Analise qualitativa
Diseases
Sexually transmitted diseases (DST)
School
Qualitative analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: MARTINS, Aline de Jesus. Representação social de alunos de uma escola pública da rede estadual de educação de Anápolis - Goiás sobre doenças sexualmente transmissíveis. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3986
Issue Date: 1-Jul-2015
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

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