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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A educação e as possibilidades de inclusão de deficientes visuais : materiais didáticos pedagógicos
???metadata.dc.creator???: Gertrudes, Raphael Borges
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tiradentes, Cibele Pimenta
???metadata.dc.contributor.referee3???: Leal, Miriam Marques
???metadata.dc.description.resumo???: Hoje no mundo em que vivemos ainda existem muitos preconceitos com relação às pessoas que apresentam deficiências, onde podem ser citados portadores de deficiências visuais, auditivas e cognitivas, porém, encontramos pesquisadores como Freitas, Burkle e Oliveira que se propõem a estudar diferentes maneiras para minimizar a questão que envolve preconceito à qual as pessoas são sujeitas e que as impossibilitam de terem oportunidades igualitárias na sociedade. A realidade dos indivíduos que apresentavam deficiência no contexto da visão foi substituída por uma visão inclusiva, onde a educação foi uma peça muito importante nesta mudança, e, portanto foi necessário ganhar uma grande transformação onde até aquele exato momento, os portadores de deficiência tinham sido deixados de lado na educação, sendo assim, o aluno era atendido apenas separadamente ou até mesmos excluídos, onde se afastavam da sociedade. O aluno que é deficiente visual, assim como qualquer outro individuo, precisa de intervenções educacionais mais ligadas para as suas verdadeiras necessidades, as limitações proporcionadas pela deficiência visual não podem impedir o portador de expressar suas potencialidades em outras atividades nas quais os outros sentidos possam favorecer, pois, mesmo nas pessoas classificadas como “normais”, não é perceptível a utilização integral de todos os sentidos. O processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola e na sociedade necessita de conhecimentos específicos dos profissionais que estão envolvidos neste processo, para que isso aconteça, tendo em vista a visão de uma escola inclusiva, acredita-se que o conhecimento sobre adaptações nas grades curriculares e recursos didático-pedagógicos adaptados, por parte dos professores da rede regular de ensino que possuem alunos com necessidades especiais, pode tornar-se elemento facilitador para essa inclusão. Assim, este estudo objetivou analisar quais métodos pedagógicos que podem ser usados para a inclusão dos deficientes visuais na educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O estudo permitiu identificar alguns dos principais métodos e técnicas utilizadas para a inclusão dos deficientes visuais. Entre esses diversos métodos, alguns são sugeridos pelos autores supracitados como indispensáveis para que as escolas sejam realmente inclusivas, como por exemplo, os livros adaptados ao sistema braille. Vale considerar a necessidade da capacitação dos professores para o uso dos materiais didático pedagógicos para os alunos com deficiência visual.
Abstract: Today in the world we live in there are still many prejudices regarding people with disabilities, where people with visual, hearing and cognitive impairments can be cited, however, find researchers like Freitas, Burkle and Oliveira who propose to study different ways to minimize the matter involving prejudice to which people are exposed to and that make it impossible to have equal opportunities in society. The reality of individuals with disabilities in the context of the vision was replaced with an inclusive vision, where education was a very important part in this change, and so it was necessary to win a major transformation which until that very moment, the disabled had been set aside in education, therefore, the student was attended only separately or even excluded them, which marked a departure from society. The student who is visually impaired, as well as any other individual, need educational interventions more connected to their real needs, the limitations provided by the visually impaired can not prevent the wearer to express their potential in other activities that may favor the other senses, because even in people classified as "normal" is not noticeable use full of all the senses. The process of inclusion of people with special needs in school and society requires specific knowledge of professionals who are involved in this process to make it happen, given the vision of an inclusive school, it is believed that knowledge about adaptations in curricula and adapted didactic and pedagogical resources, by teachers of the regular school system that have students with special needs, can become a facilitator for such inclusion. This study aimed to analyze what teaching methods that can be used for the inclusion of the visually impaired in education. The methodology used was literature. The study identified some of the main methods and techniques used for the inclusion of the visually impaired. Among these various methods, some are suggested by the aforementioned authors as necessary for schools to be truly inclusive, such as books adapted to the Braille system. It is worth considering the need for teacher training for the use of didactic teaching materials for students with visual impairment.
Keywords: Deficiência visual
Inclusão
Necessidades especiais
Material didático pedagógico
Visual impairment
Inclusion
Special needs
Educational courseware
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: GERTRUDES, Raphael Borges. A educação e as possibilidades de inclusão de deficientes visuais: materiais didáticos pedagógicos. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3991
Issue Date: 2-Jul-2015
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

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