???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3999
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: APRENDIZAGEM: Conceito, Relações Positivas e Negativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Ludimila da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Mara Rúbia
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem é o processo pelo qual a criança vai construindo experiências em sua interação com o meio. Por meio dos conceitos elaborados pelas perspectivas de Piaget com relação ao aprender, nota-se que o ser humano, desde criança, desenvolve o conhecimento por fases diferentes. Essas fases estão ligadas, tanto ao orgânico, ao ambiente afetivo e ao aspecto cognitivo. O ser humano melhora seu conhecimento através do que se aprende no seu meio externo. Na concepção de Vygotsky (2008), as pessoas, ao longo dos anos, foram criando ferramentas para melhorar seu modo de viver e aprender. Com isso, todo ser humano, desde seu nascimento, para que se desenvolva, necessita aprender os comportamentos, costumes e hábitos, com pessoas que já estão inseridas em sua comunidade. Necessita aprender com prazer e satisfação para que esse aprendizado se consolide. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender o conceito de aprendizagem, suas dimensões, fatores que facilitam e/ou dificultam, a partir do aporte teórico de Lev Vygotsky (2008), Jean Piaget (1991), Claudia Davis; Zilma Oliveira (1994) e Elizabete José; Maria Coelho (2001), dentre outros. Serão analisados os estágios de desenvolvimento, as relações com a aprendizagem, bem como uma análise acerca das concepções das docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão bibliográfica, destaca-se a aprendizagem como uma mudança de comportamento, de conhecimento e habilidades, por meio de experiências, estímulos, interação. Serão ainda apresentados os dados coletados mediante questionários aplicados às professoras da instituição pública nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Escola Municipal Joaquim Câmara Filho de Pires do Rio– GO.
Abstract: Learning is the process by which the child builds experiences in their interaction with the environment. Through the concepts elaborated by the perspectives of Piaget in relation to learning, it is noted that human beings, since childhood, develops knowledge through different phases. These phases are linked, both to the organic, the affective environment and the cognitive aspect. Human beings improve their knowledge through what is learned in its external environment. In the design of Vygotsky (2008), people, over the years, have been creating tools to improve your way of living and learning. With this, every human being, from his birth, in order for it to develop, it needs to learn the behaviors, customs and habits, with people who are already part of their community. You need to learn with pleasure and satisfaction so that this learning is consolidated. In this sense, this work aims to understand the concept of learning, its dimensions, factors that facilitate and/or hinder, based on the contribution theoretical by Lev Vygotsky (2008), Jean Piaget (1991), Claudia Davis; Zilma Oliveira (1994) and Elizabete José; Maria Coelho (2001), among others. The stages of development, relationships with learning, as well as a analysis of teachers’ conceptions in the initial years of teaching Fundamental. Through a bibliographical review, learning as a change in behavior, knowledge and skills, through experiences, stimuli, interaction. The collected data will also be presented through questionnaires applied to teachers at the public institution in the years Elementary School Initials Municipal School Joaquim Câmara Filho de Pires do Rio – GO.
Keywords: Aprendizagem
Aluno
Professor
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Gonçalves, Ludimila da Silva. APRENDIZAGEM: Conceito, Relações Positivas e Negativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3999
Issue Date: 13-Dec-2019
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22004-2019.pdfMG37 22004/2019463.65 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.