???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4008
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA: Possibilidades e Aproximações da Família e Escola em Prol de uma Criança
???metadata.dc.creator???: Araújo, Yasmin Pereira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, F. K.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca averiguar possibilidades e aproximações inclusivas entre pais e escola no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Relação esta que envolve escola e família percorrendo as seguintes temáticas: Um breve recorte do histórico da Educação Especial; Marcos e conquistas das pessoas com necessidades educacionais especiais; O Distúrbio do Espectro Autista conceituando e contextualizando a teoria; O Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar na perspectiva da inclusão. Findando com a análise dos questionários atribuídos a mãe da criança com o transtorno, a professora regente e a professora de apoio da instituição com formação na área de psicologia. Diante dos embates sofridos até a atualidade, a temática inclusiva ainda percorre um caminho lento em termos práticos, dificultando a consolidação da aprendizagem deste público, através da sistematização e articulação de fundamentações que propiciem à participação ativa de todos aqueles do convívio interescolar e extraescolar. A metodologia utilizada se deu em pesquisa bibliográfica e de caso destacando relatos de experiências. Assim, a pesquisa respaldou-se em autores como: Chiote (2013), Cunha (2008), Orrú (2012), Pacheco (2007), Corrêa (2010), dentre outros. Além disso, foram utilizados documentos como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Manual das Escolas, Decretos instituídos para a Educação Especial e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Nota-se através das análises o despreparo das instituições de ensino regular para atender o público de portadores de necessidades especiais perante a escassez de metodologias e recursos pedagógicos que auxiliam na aprendizagem. Ainda nesta perspectiva, o despreparo dos professores regentes de se trabalhar com crianças especiais tendem a dificultar os caminhos pelos quais os mesmos devem perpassar, propiciando o distanciamento entre familiares e escola.
Abstract: This work seeks to investigate possibilities and inclusive approaches between parents and school in the teaching and learning process of a child with Autism Spectrum Disorder. This relationship involves school and family covering the following themes: A brief clipping of the history of Special Education; Milestones and achievements of people with needs special educational; Autism Spectrum Disorder conceptualizing and contextualizing the theory; Autism Spectrum Disorder in the school environment from the perspective of inclusion. Finishing with the analysis of the questionnaires assigned to the mother of the child with the disorder, the regent teacher and the institution's support teacher with training in the field of psychology. Given the clashes suffered to date, the inclusive theme still has a long way to go slow in practical terms, making it difficult for this audience to consolidate learning, through the systematization and articulation of foundations that encourage the active participation of all those involved in inter-school and extra-school life. The methodology used was bibliographic and case research highlighting experience reports. Thus, the research was supported by authors such as: Chiote (2013), Cunha (2008), Orrú (2012), Pacheco (2007), Corrêa (2010), among others. Furthermore, documents such as: Law of Education Guidelines and Bases, School Manual, Decrees established for Education Special and National Secretariat for Human Rights. It is noted through the analyzes that unpreparedness of regular education institutions to serve the public of people with special needs given the scarcity of methodologies and pedagogical resources that assist in learning. Still from this perspective, the lack of preparation of teaching staff working with special children tends to complicate the paths through which they must permeate, providing distance between family and school.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Família
Escola
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Araújo, Yasmin Pereira de. TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA: Possibilidades e Aproximações da Família e Escola em Prol de uma Criança. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4008
Issue Date: 4-Dec-2019
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22006-2019.pdfMG37 22006/2019729.35 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.