???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4021
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os Benefícios da Prática da Educação Física em Pessoas que ApresentamaSíndromede Tourette
???metadata.dc.creator???: Sousa, Karollyna Lagares de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria de Lourdes
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho a seguir é uma pesquisa bibliográfica, quantitativa e qualitativa, pois o principal objetivo é realizar uma análise, sobre a relação entre a sindrome de Tourette e a atividade fisíca, na perspectiva de compreender com a atividade física pode contribuir paraa melhora dos sintomas decorrentes desta sindrome. Seguirá uma perspectiva materialista histórico-dialética, pois ao longo pesquisa é possível perceber o quanto as atividades fisicas na literatura pesquisada favoreceo desenvolvimento do indivíduo acometido pela Sindrome de Tourrette. Para Ventura (2010, p.27), “A Análise de Conteúdo tem sido muito usada pelos pesquisadores que se ancoram nas Ciências Humanas e Sociais, que buscam solidez em desvendar o que está para além do aparente, o que lhe garante uma boa relação com o Método Dialético”. Este estudo tem por objetivo apresentar os benefícios das atividades físicas para pessoas que apresentam a Siíndrome de Tourette e para que essa pesquisa possa ser feita, realizar-se-á uma seleção de trabalhos em diversos banco de dados confiáveis e plataformas de pesquisa, como a Scielo, PubMed, CAPES e o google acadêmico. Foram analisados (teses, dissertações, artigos, monografias) que discorrem sobre a ST1 e a importância da prática de atividades para o controle e melhora do estado geral da pessoa com ST. Foram utilizadas as seguintes palavras- chave na busca: Síndrome de Tourette, Educação Física, Educação Inclusiva. Após a seleção, os trabalhos foram lidos e separados para que fosse realizada a leitura, análise e o dialogo com as fontes pesquisadas.
Abstract: The following work is a bibliographical, quantitative and qualitative research, since the main objective is to carry out an analysis on the relationship between Tourette's syndrome and physical activity, in the perspective of understanding how physical activity can contribute to the improvement of symptoms. Resulting from this syndrome. It will follow a historical-dialectical materialist perspective, because throughout the research it is possible to perceive how much the physical activities in the researched literature favor the development of the individual affected by Tourrette Syndrome. For Ventura (2010, p. 27), “Content Analysis has been widely used by researchers who are anchored in the Human and Social Sciences, who seek solidity in unraveling what is beyond the apparent, which guarantees a good relationship with the Dialectical Method”. This study aims to present the benefits of physical activities for people who have Tourette's Syndrome and so that this research can be done, a selection of works will be carried out in several reliable databases and research platforms, such as Scielo, PubMed, CAPES and academic google. They were analyzed (theses, dissertations, articles, monographs) that discuss TS and the importance of practicing activities for the control and improvement of the general condition of the person with TS. The following keywords were used in the search: Tourette's Syndrome, Physical Education, Inclusive Education. After selection, the works were read and separated so that the reading, analysis and dialogue with the researched sources could be carried out.
Keywords: Educação física
Educação inclusiva
Síndrome de tourette
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Sousa, Karollyna Lagares de. Os Benefícios da Prática da Educação Física em Pessoas que ApresentamaSíndromede Tourette. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4021
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Fisioterapia / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0113-2023.pdfMG796 0113-2023719.7 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.