???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4024
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As contrubuições do Pibid na formação docente em educação física
???metadata.dc.creator???: Cabral, Luenes Kelly
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Lilian Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa relacionada à formação de professores tem vasta literatura, pois este tema tem gerado preocupação tanto dos órgãos responsáveis pela política nacional de formação docente quanto das universidades onde eles são formados. A formação de professores é complexa e a partir desses elementos de complexidade precisa rever seus paradigmas. O presente trabalho vem apresentar os resultados da pesquisa referente ao Trabalho de Conclusão de Curso. O tema pesquisado é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a formação de professores. Partimos do seguinte problema investigativo: quais as contribuições/aprendizagens para a formação do professor de Educação Física (EF) que um programa como o Pibid foi capaz de proporcionar para os alunos da Eseffego/UEG, UEG/Quirinópolis e FEFD/UFG participantes do programa? O objetivo geral foi pautado pela compreensão das possíveis contribuições para a formação docente em Educação Física que o Pibid, subprojeto de Educação Física da Eseffego/UEG, UEG/Quirinópolis e FEFD/UFG, foi capaz de proporcionar aos estudantes participantes do programa. É uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, que seguiu o percurso metodológico iniciando com um levantamento bibliográfico acerca das publicações sobre o Pibid e a formação de professores de EF, elaboração e aplicação de questionário aos pibidianos e coordenadores de área. Em seguida, realizamos a análise do conteúdo do qual emergiram as categorias analíticas. Como resultados, apontamos que o Pibid, mesmo realizado de forma remota, conseguiu promover a articulação entre teoria e prática no âmbito dos subprojetos investigados e os pibidianos compreenderam que essa relação não é dicotomizada. O programa também valoriza o papel do professor na escola, motivando a sua ressignificação através dos encontros entre a escola e a universidade. Também permitiu o conhecimento da realidade escolar, que, na maioria das vezes, só ocorre nos últimos períodos dos cursos nos estágios curriculares. As ações do Pibid apontadas na pesquisa são as de planejamento de atividades docentes desenvolvidas de forma remota, estudos teóricos sobre a docência, avaliação, políticas públicas, troca de experiência com o(a) professor(a) supervisor(a) e a importância da pesquisa e produção científica. De modo geral, o Pibid tem contribuído com a formação inicial de professores, com a aproximação entre a escola e a universidade, forneceu aos pibidianos elementos de compreensão e argumentação sobre as condições de trabalho, possibilidades e limites da prática docente. Ressaltamos que a relação ensino e aprendizagem através das telas deve ser melhor investigada.
Abstract: The research related to the formation of teachers has vast literature since this theme has generated concern not only in the bodies responsible for the national teacher training policy but also in the universities where they are trained. The teacher training is complex and from these elements of complexity it needs to review its own paradigms. The present paper presents the results of the research related to the course conclusion work. The researched topic is the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (Pibid) and teacher’s formation. We started from the following investigative problem: What are the contributions/learnings to the Physical Education (PH) teachers’ formation that a program like Pibid was able to offer to the Eseffego/UEG, UEG/Quirinópolis and FEFD/UFG students participating in the program? The general objective was based on the comprehension of the possible contributions to the teacher training in Physical Education the Pibid, subproject of Physical Education of Eseffego/UEG, UEG/ Quirinópolis and FEFD/UFG, was able to offer to the students participating in the program. It is an exploratory research with a qualitative approach. It followed the methodologic path initiated with a bibliographic survey about the publications concerning the Pibid and the PH teacher training, elaboration and application of a questionary to the Pibid participants and the area coordinators, after that we preformed the content analysis and triangulation of the obtained data, from which the analysis categories emerged. As results we point out that Pibid, even performed remotely, could promote the articulation between theory and practice within the scope of the subprojects investigated. The participants comprehended that this relation is not dichotomized. The program also values the role of the teacher in the school, motivating its resignification through the encounters between school and university. It also allowed the acknowledgement of the school reality, which most often only occurs in the late course periods in the curricular internships. The Pibid actions towards the research are those of planning teaching activities developed remotely, theorical studies about teaching, public policies, avaliation, experience exchange with the supervisor teacher and the importance of research and scientific production. In general, the Pibid has contributed to the initial formation of teachers, with the approximation between school and university. It offered the participants elements of comprehension and argumentation about the work conditions, possibilities and limits of the teaching practice. It is noteworthy that the learning and teaching relationship through the screens should be better investigated.
Keywords: Educação física
Pibid
Formação docente
Ensino remoto emergencial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Cabral, Luenes Kelly. As contrubuições do Pibid na formação docente em educação física. 2023. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4024
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Fisioterapia / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0114-2023.pdfMG796 0114-20231.16 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.