???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4039
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação física e a pedagogia de Waldorf
???metadata.dc.creator???: Prado, Fabiola Assis do
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Lilian Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho retrata a educação física nos anos iniciais segundo a Pedagogia Waldorf. O texto explica como surgiu essa tendência pedagógica e o método de ensino que é utilizado, visando entender quais são os conteúdos trabalhados na educação física na Pedagogia Waldorf e qual a sua relação com a ludicidade. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo geral é compreender quais são os conteúdos trabalhados nos anos iniciais na Pedagogia Waldorf e como eles são trabalhados. Já os objetivos específicos são entender os princípios da Pedagogia Waldorf e suas relações com a Educação Física; pesquisar o surgimento da Pedagogia Waldorf no Brasil; pesquisar e analisar como os conteúdos da Educação Física são trabalhados na Pedagogia de Waldorf; destacar as diferenças da Pedagogia Waldorf para a pedagogia tradicional na Educação Física; e analisar a predominância da ludicidade nas aulas de Educação Física sob a perspectiva da pedagogia Waldorf. Os resultados apontam que pedagógica waldorfiana defende uma educação que desenvolva a criança de forma integral, habilidades sociais, motoras, cognitivas e emocionais. Em relação à Educação Física nos anos iniciais, são ensinados para as crianças jogos cooperativos, que não visam à competitividade.
Abstract: The present work portrays physical education in the early years according to the Waldorf Pedagogy. The text explains how this pedagogical trend emerged and the teaching method that is used, aiming to understand what are the contents worked on in physical education in Waldorf pedagogy and what is its relationship with ludicity. The methodology chosen for this research was the qualitative approach. The general objective is to understand what are the contents worked on in the early years in Waldorf pedagogy and how they are worked and the specific objectives are to understand the principles of Waldorf pedagogy and its relations with Physical Education, research on the emergence of Waldorf pedagogy in Brazil, research and analyze how the contents of Physical Education are worked on in Waldorf pedagogy, highlight the differences between Waldorf pedagogy and traditional pedagogy in Physical Education and analyze the predominance of playfulness in Physical Education classes from the perspective of Waldorf pedagogy. Keywords: Waldorf Pedagogy; Physical education; Playfulness.
Keywords: Educação física
Pedagogia Waldorf
Ludicidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Prado, Fabiola Assis do. Educação física e a pedagogia de Waldorf. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4039
Issue Date: 26-Jun-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0115-2023.pdfMG796 0115-2023486.47 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.