???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4041
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Importância da presença da educação física no ensino médio: concepção dos alunos |
???metadata.dc.creator???: | Faria, Lurdes Moreira de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Bungenstab, Gabriel Carvalho |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação Física sofreu várias mudanças: passando de uma disciplina focada no ensino esportivo para uma disciplina focada na formação humana integral; disciplina não obrigatória no Ensino Médio para uma disciplina obrigatória, uma disciplina curricular para um itinerário formativo, entre outras. A vida humana, assim como a Educação Física, é marcada por transformações, e a adolescência dentre todas as fases, é a que podemos notar de forma mais significativa isso. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da Educação Física escolar no Ensino Médio a partir da visão que os alunos e alunas tem dessa disciplina. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a abordagem qualitativa, dentro dessa metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica. Para tal, influenciada em Bungenstab, Souza e Garcia (2021) em termos de diálogo com a literatura especializada, a ideia foi revisitar alguns estudos que se propuseram a analisar a presença da Educação Física no Ensino Médio e, a partir disso, extrair algumas reflexões pautadas naquilo que os alunos dizem a respeito dessa disciplina. Pode-se perceber que tanto docentes como discentes consideram a Educação Física no Ensino Médio importante. Importância não só física, mas mental e psicológica também, porque ajuda o ser humano na interação social, na mudança de mentalidade sobre hábitos cotidianos, entre outros. Portanto, é um componente curricular apreciado, mas não incluído entre os mais relevantes. É possível perceber também que os estudos são baseados na experiência dos alunos. Logo, não se pode definir uma experiência universal, cada um tem sua própria, é individual. Na Educação Física fazer uma experiência significa que saberemos melhor sobre nós mesmos e sobre o “objeto” de estudo passado de forma conceitual e universal. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Keywords: | Educação Física Ensino Médio experiência |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Educacao Fisica - Licenciatura |
Citation: | Faria, Lurdes Moreira de. Importância da presença da educação física no ensino médio: concepção dos alunos. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4041 |
Issue Date: | 26-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG796 0117-2023.pdf | MG796 0117-2023 | 335.32 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.