???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4042
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ser mulher, negra, nordestina e professora de educação física: um processo crítico/criativo
???metadata.dc.creator???: Perez, Luis Enrique
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bungenstab, Gabriel Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho faz parte da disciplina Trabalho de Curso II, do curso Licenciatura em Educação Física, com a temática racismo, criatividade e ser crítico. Objetiva compreender, a partir da história de vida da professora Maria Zita, aspectos ligados à prática pedagógica no campo da Educação Física. Já os objetivos específicos são: compreender a história de vida da professora Maria Zita; e analisar a produção teórica do campo da Educação Física sobre a história oral. A metodologia enquadra-se no grande campo da História Oral, transitando numa perspectiva fenomenológica com tendência decolonial do fazer decolonial que busca, além de conhecer, reconhecer determinado fenômeno percebendo como ele é vivenciado, procurando assim outro sentido, com uma abordagem qualitativa. Na fundamentação teórica, foi utilizada uma revisão sistemática de literatura mediante quatro instrumentos de levantamento de dados: diálogo com pessoas do campo Educação Física; elaboração de questões com o objetivo de aproximação a partir das experiências vividas por outros; análise de tecnologia em comunicação, com um estudo da bibliografia específica da participante, e ainda uma pesquisa nas plataformas digita. As considerações finais destacam os possíveis fatores ausentes que podem complementar o estudo da história de vida, as categorias racismo estrutural e o ser crítico e criativo na perspectiva decolonial com rotas de ação traçadas junto com a professora Maria Zita Ferreira e uma entrevista repleta de sentidos, significados, símbolos e códigos. Por fim, as considerações temporais explanam um pensamento reflexivo sobre as ações descolonizadoras.
Abstract: Este trabajo es parte de la diciplina Trabalho de Curso II, del curso Licenciatura en Educación Física, con la temática racismo, creatividad y ser crítico. Objetiva comprender, a partir de una historia de vida de la profesora María Zita Ferreira, aspectos ligados a la práctica pedagógica en el campo de la Educación Física. Ya los objetivos específicos son: comprender a historia de vida de la profesora María Zita; y analizar la producción teórica del campo Educación Física sobre a historia oral. La metodología encuadra en el grande campo de la Historia Oral, transitando en una perspectiva fenomenológica con tendencia decolonial del hacer decolonial que busca, más allá del conocer, reconocer determinado fenómeno percibido como él es vivido, buscando así un otro sentido, con un abordaje cualitativo. En la fundamentación teórica, se utilizó una revisión sistemática de literatura; mediante cuatro instrumentos de levantamiento de datos: diálogo con personas del campo Educación Física; elaboración de preguntas con el objetivo de aproximar a partir das experiencias vividas por otros; análisis de la tecnología en comunicación, con un estudio de la bibliografía específica da participante, y todavía una pesquisa en las plataformas digitales. Las consideraciones finales se destacan los posibles factores ausentes que pueden complementar el estudio de la historia de vida, las categorías racismo estructural y el ser crítico y creativo en la perspectiva decolonial con rotas de acción trazadas junto con la profesora María Zita Ferreira y una entrevista repleta de sentidos, significados, símbolos y códigos. Por fin, las consideraciones temporales distribuyen un pensamiento reflexivo sobre las acciones descolonizadoras.
Keywords: Educação física
História Oral
Racismo
História de Vida
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Perez, Luis Enrique. Ser mulher, negra, nordestina e professora de educação física: um processo crítico/criativo. 2023. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4042
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0118-2023.pdfMG796 0118-20231.84 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.