???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4044
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Professora, quero me sentir querido(a)! A importância da pedagogia afetiva para as aulas de educação física escolar.
???metadata.dc.creator???: Holanda, Jacqueline Quetura da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo trata da temática Pedagogia Afetiva nas aulas de Educação Física escolar, com o propósito de mostrar a contribuição dessa abordagem para as aulas de Educação Física. O estudo parte da compreensão de que o afeto é necessário em sala de aula, pois quando se estabelecem vínculos saudáveis entre professores e alunos, o aprendizado é facilitado. Desta forma, o objetivo geral é discutir que a pedagogia afetiva é importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar. Para que possa demonstrar que além de ensinar, os professores podem desenvolver um bom relacionamento com seus alunos, pautado pelo respeito recíproco e pela aquisição de aprendizado por parte dos alunos. A metodologia baseou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual realizou-se um mapeamento específico das publicações em periódicos brasileiros da área de Educação Física, com o intuito de examinar o debate conceitual em torno do termo "pedagogia afetiva". Logo após isso, foi feito a análises dos textos selecionado, a fim de mostrar as contribuições da pedagogia afetiva para as aulas de Educação Física escolar. Concluímos que a afetividade na Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global dos alunos, promovendo um ambiente positivo, estimulante e inclusivo. Ao integrar a dimensão afetiva às práticas pedagógicas, os professores podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais e a desfrutarem dos benefícios da prática de exercícios em sua vida cotidiana.
Abstract: This study deals with the theme of Affective Pedagogy in Physical Education classes at school, with the purpose of showing the contribution of this approach to Physical Education classes. The study starts from the understanding that affection is necessary in the classroom, because when healthy bonds are established between teachers and students, learning is facilitated. In this way, the general objective is to discuss that affective pedagogy is important in the teaching and learning process in Physical Education at school. So that it can demonstrate that in addition to teaching, teachers can develop a good relationship with their students, based on mutual respect and the acquisition of learning by the students. The methodology was based on a bibliographical research, in which a specific mapping of publications in Brazilian journals in the field of Physical Education was carried out, with the aim of examining the conceptual debate around the term "affective pedagogy". Soon after that, the selected texts were analyzed in order to show the contributions of affective pedagogy to Physical Education classes at school. We conclude that affectivity in Physical Education plays a key role in the overall development of students, promoting a positive, stimulating and inclusive environment. By integrating the affective dimension into pedagogical practices, teachers can help students develop socio-emotional skills and enjoy the benefits of exercising in their everyday lives. Keywords: Experience; Body Practices; Education Physical.
Keywords: Educação física
Afetividade
Pedagogia Afetiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Holanda, Jacqueline Quetura da Silva. professora, quero me sentir querido(a)! A importância da pedagogia afetiva para as aulas de educação física escolar.. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4044
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
não autorizado.pdfMG796 0120-20238.41 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.