???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4064
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Qualidade vida e saúde na visão de autores da educação física: uma revisão de literatura
???metadata.dc.creator???: Mota, Ycaro de Mendonça
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Sebastião Carlos Ferreira de
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desse estudo refere-se a noções de saúde e qualidade de vida presentes em produções teóricas da Educação Física. O objetivo é compreender como autores da Educação Física brasileira entendem a saúde e a qualidade de vida. A pesquisa se constitui de uma revisão narrativa da literatura onde o critério de seleção das obras analisadas pautou-se na obra Educação Física e o conceito de cultura. A justificativa para a escolha de tais obras deveu-se ao impacto delas no cenário acadêmico-científico e profissional da área. A análise das obras permite inferir: i) as obras analisadas trazem noções de saúde subjacentes que se apropriam de segmentos da definição de saúde enquanto bem-estar biopsicossocial sem integralizá-los; ii) é possível reunir as abordagens nos modelos biopsíquico e político-ideológico; iii) ambos os modelos carecem de uma proposta efetiva de trabalho junto ao público que a Educação Física atende, pois se distanciam de demandas atuais da área. A pesquisa sugere que os autores analisados carecem de discussões sobre saúde e qualidade de vida capazes de orientar estratégias de atuação profissional para demandas do cenário social na atualidade. Há a necessidade de mais diálogo por parte dos defensores dos modelos referidos, com vistas a um melhor serviço por parte da Educação Física à sociedade.
Abstract: The theme of this study refers to notions of health and quality of life present in theoretical productions of Physical Education. The objective is to understand how authors of Brazilian Physical Education understand health and quality of life. The research consists of a narrative review of the literature where the criterion for selecting the analyzed works was based on the work Physical Education and the concept of culture. The justification for the choice of such works was due to their impact on the academic-scientific and professional scenario of the area. The analysis of the works allows us to infer: i) the analyzed works bring underlying notions of health that appropriate segments of the definition of health as biopsychosocial well-being without integrating them; ii) it is possible to bring together the approaches in the biopsychic and political-ideological models; ii) both models lack an effective proposal to work with the public that Physical Education serves, as they distance themselves from current demands in the area. . The research suggests that the analyzed authors lack discussions about health and quality of life capable of guiding professional performance strategies to meet the demands of the current social scenario. There is a need for more dialogue on the part of the defenders of the aforementioned models, with a view to a better service by Physical Education to society. Keywords: health, quality of life, psychosocial well-being, Physical Education.
Keywords: Educação física
saúde
qualidade de vida
bem-estar psicossocial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Mota, Ycaro de Mendonça. Qualidade vida e saúde na visão de autores da educação física: uma revisão de literatura. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4064
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0124-2023.pdfMG796 0124-2023787.5 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.