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dc.creatorFaria, Isabella Palhares de-
dc.contributor.advisor1Coelho, Renato-
dc.date.accessioned2024-06-14T17:38:53Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationFaria, Isabella Palhares de. Conhecimentos sobre a sobrevivência aquática e a intervenção do professor de educação física na prevenção de afogamentos. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4076-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata sobre o afogamento e as principais formas de prevenção. Tendo em vista que esse tema é pouco abordado como conteúdo das universidades e nos trabalhos acadêmicos do campo da Educação Física. Essa monografia busca investigar na literatura, o conhecimento relacionado às habilidades de sobrevivência aquática e as práticas de prevenção a afogamentos, para a intervenção de professores de Educação Física nas aulas de natação infantil. Para tanto, é necessário compreender os processos históricos relacionados com os primeiros contatos do homem com o meio líquido, verificar as contribuições da natação e da adaptação ao meio líquido para o desenvolvimento das habilidades de sobrevivência aquática, investigar as ocorrências de afogamentos e a importância da prevenção aquática e apresentar como o professor de Educação Física pode intervir na prevenção contra afogamentos. Realizou- se, então, uma pesquisa bibliográfica, a partir da investigação pelo Método Positivista, sendo uma abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a criança deve aprender primeiramente, a adaptação ao meio líquido, para posteriormente, a natação seguida de regras e técnicas, pois as principais vítimas do afogamento são de 1 a 24 anos. O que impõe a constatação de que, a prevenção é a ferramenta de maior eficácia e os profissionais da área devem contribuir com a diminuição da taxa de mortalidade na infância, auxiliando com recomendações preventivas, medidas de segurança e principalmente, ensinando as competências aquáticas necessárias.por
dc.description.abstractThis research deals with drowning and the main forms of prevention. Considering that this topic is rarely addressed as content in universities and in academic work in the field of Physical Education. This monograph seeks to investigate, in the literature, knowledge related to aquatic survival skills and drowning prevention practices, for the intervention of Physical Education teachers in children's swimming classes. To this end, it is necessary to understand the historical processes related to man's first contacts with the liquid environment, verify the contributions of swimming and adaptation to the liquid environment for the development of aquatic survival skills, investigate the occurrences of drowning and the importance of aquatic prevention and present how the Physical Education teacher can intervene in the prevention of drownings. A bibliographical research was then carried out, based on investigation using the Positivist Method, with a qualitative approach. Therefore, it appears that the child must first learn how to adapt to the liquid environment, and then swim followed by rules and techniques, as the main victims of drowning are aged between 1 and 24 years. This requires the realization that prevention is the most effective tool and professionals in the field must contribute to reducing the childhood mortality rate, helping with preventive recommendations, safety measures and mainly, teaching the necessary aquatic skills. Keywords: adaptation to the liquid environment; drowning; aquatic survival; drowning prevention; physical education teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2024-06-14T17:38:53Z No. of bitstreams: 1 MG796 0129-2023.pdf: 630398 bytes, checksum: 12625561c94acb57e66e99969e1b2391 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-14T17:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0129-2023.pdf: 630398 bytes, checksum: 12625561c94acb57e66e99969e1b2391 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectadaptação ao meio líquidopor
dc.subjectafogamentopor
dc.subjectsobrevivência aquáticapor
dc.subjectprevenção ao afogamentopor
dc.subjectprofessor de Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleConhecimentos sobre a sobrevivência aquática e a intervenção do professor de educação física na prevenção de afogamentos.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

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