???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4087
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Concepções de educação física em um centro municipal de educação infantil da cidade de Goiânia
???metadata.dc.creator???: Lustosa, Gabriela de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Lilian Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A educação infantil no Brasil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, e por isso é regulamentada por legislações específicas que visam garantir o acesso, a qualidade e a segurança desse nível de ensino. É a primeira etapa da educação básica, tem como fundamento o pleno desenvolvimento da criança até a idade de cinco anos, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, ações familiares e comunitárias completas. Os processos que envolvem a educação estão diretamente relacionados ao contexto histórico mundial e regional, onde sempre foi uma ferramenta de auxílio a membros específicos de uma população. Na cidade de Goiânia, encontramos os Centros Municipais de Educação Infantil, onde existe atualmente apenas a intervenção de pedagogas, as quais se referem ao público alvo da pesquisa, que busca compreender a importância das aulas de Educação Física na Educação Infantil na perspectiva das pedagogas, por meio de entrevistas, buscando o entendimento do lugar da linguagem corporal no trabalho pedagógico desenvolvida nesse campo. A pesquisa, aponta desafios enfrentados pelas pedagogas, como a falta de formação específica para lidar com a cultura corporal. Destaca a diversidade nas experiências das entrevistadas, buscando uma análise abrangente da abordagem da Educação Física na Educação Infantil. A análise das respostas revela a complexidade do cenário educacional na Educação Infantil, evidenciando a preocupação das pedagogas em atender aos interesses das crianças, mesmo diante da ausência de um professor de Educação Física. Destaca-se a falta de uma formação específica, resultando em limitações na abordagem da Educação Física, muitas vezes restrita a atividades recreativas.
Abstract: Early childhood education in Brazil is a fundamental stage in the development of children, and is therefore regulated by specific legislation that aims to guarantee access, quality and safety at this level of education. It is the first stage of basic education, based on the full development of the child up to the age of five, in physical, psychological, intellectual and social aspects, complete family and community actions. The processes involving education are directly related to the global and regional historical context, where it has always been a tool to help specific members of a population. In the city of Goiânia, we find the Municipal Early Childhood Education Centers, where there is currently only one intervention by pedagogues, which refers to the target audience of the research, which seeks to understand the importance of Physical Education classes in Early Childhood Education from the perspective of pedagogues, through interviews, seeking to understand the place of body language in the pedagogical work developed in this field. The research highlights challenges faced by pedagogues, such as the lack of specific training to deal with body culture. It highlights the diversity in the experiences of the interviewees, seeking a comprehensive analysis of the approach to Physical Education in Early Childhood Education. The analysis of the responses reveals the complexity of the educational scenario in Early Childhood Education, highlighting the concern of pedagogues in meeting the interests of children, even in the absence of a Physical Education teacher. The lack of specific training stands out, resulting in limitations in the approach to Physical Education, often restricted to recreational activities Keywords: Physical Education. Child Education. Body Culture. Basic Education.
Keywords: Educação física
Educação Infantil
Cultura Corporal
Educação Básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Lustosa, Gabriela de Oliveira. Concepções de educação física em um centro municipal de educação infantil da cidade de Goiânia. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4087
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0136-2023.pdfMG796 0136-2023860.03 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.