???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Welder Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Pereira, Jéssica de Moura-
dc.date.accessioned2024-06-17T17:45:49Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSouza, Welder Oliveira de. Os significados atribuídos à "perfeição": uma análise da percepção de acadêmicos dos cursos de Educação Física da ESEFFEGO a respeito do corpo ideal. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4089-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos as percepções sobre o significado de corpo perfeito e idealizado que tem constituído os discursos das/os acadêmicas/os dos cursos de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, bem como suas implicações nos diversos espaços de atuação destes futuros profissionais e como estas percepções se apresentam nos diversos períodos de formação destes discentes. O referencial teórico sustenta-se em trabalhos contemporâneos produzidos por pesquisadoras/es da Educação Física e de outras áreas do conhecimento acerca da temática. Em atendimento aos objetivos do referido trabalho, realizou-se uma pesquisa exploratória, com estudo de campo junto às/aos estudantes dos cursos de Educação Física sendo que, de forma amostral, foram contemplados os diferentes períodos de formação. Esperamos entender as relações desta formação para a manutenção e/ou superação de percepções estereotipadas acerca da perfeição e do corpo ideal tão disseminadas na sociedade atual. Observamos que a vivência acadêmica se mostrou determinante na interpretação dos acadêmicos/as sobre a padronização dos corpos e a constituição de um imaginário de “corpo ideal”, no entanto, também é evidente a influência do senso comum em alguns momentos, sendo responsável, desta forma, pelas concepções de uma estética corporal perfeita.por
dc.description.abstractIn this work we analyzed the perceptions of the meaning of the perfect and idealized body that has made up the discourses of the students of the Physical Education courses at the State University of Goiás, as well as their implications in the various spaces where these future professionals work and how these perceptions are presented in the various periods of training of these students. The theoretical framework is based on contemporary work produced by researchers in Physical Education and other areas of knowledge on the subject. In order to meet the objectives of this work, an exploratory study was carried out, with a field study of students on Physical Education courses, with a sample covering the different periods of training. We hope to understand the relationship between this training and the maintenance and/or overcoming of stereotyped perceptions of perfection and the ideal body, which are so widespread in today's society. We observed that the academic experience proved to be decisive in the students' interpretation of the standardization of bodies and the constitution of an imaginary "ideal body", however, the influence of common sense is also evident at times, thus being responsible for the conceptions of a perfect body aesthetic. Keywords: Body; Culture industry; Training in Physical Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2024-06-17T17:45:49Z No. of bitstreams: 1 MG796 0138-2023.pdf: 823181 bytes, checksum: 420659d5398f7743fadccda87c369c73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-17T17:45:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0138-2023.pdf: 823181 bytes, checksum: 420659d5398f7743fadccda87c369c73 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectFormação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleOs significados atribuídos à "perfeição": uma análise da percepção de acadêmicos dos cursos de Educação Física da ESEFFEGO a respeito do corpo idealpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0138-2023.pdfMG796 0138-2023803.89 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.