???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4098
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel da educação física no enfrentamento do sofrimento psíquico: uma análise do documento curricular para Goiás - ensino médio
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Patrícia da Cunha
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães, Alcio Crisostomo
???metadata.dc.description.resumo???: Nessa pesquisa demonstramos as relações de sentido entre o sofrimento psíquico no contexto das juventudes e a Educação Física no Ensino Médio. Propondo, a partir de sua psicologia histórico-cultural de Vygotsky que oferece contribuições para o campo de compreensão desta área, apresentando-as como sintomas de uma subjetividade organizada a partir da revolução econômica capitalista. Para ele, o sofrimento psíquico é também uma das respostas aos desafios que os sujeitos enfrentam quando submetidos ao processo produtivo. As juventudes, ciclo de aceite ou não desta imposição, são diretamente afetadas por esses sofrimentos psíquicos. Neste sentido, buscamos concluir através de uma análise e discussão do Novo Ensino Médio com o Documento Curricular para Goiás que é baseado na nova Lei do Ensino Médio e na BNCC, ambos por sua vez reformas de caráter neoliberais. O documento propõe um projeto educacional de qualidade, mas de qualidade delineada pelas empresas. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar como o ‘’novo’’ documento aborda a questão do sofrimento psíquico entre as populações juvenis no ambiente escolar.
Abstract: In this research we demonstrate the relationships of meaning between psychological suffering in the context of youth and Physical Education in High School. Proposing, based on Vygotsky's historical-cultural psychology, he offers contributions to the field of understanding this area, presenting them as symptoms of a subjectivity organized from the capitalist economic revolution. For him, psychological suffering is also one of the responses to the challenges that individuals face when subjected to the production process. Young people, whether they accept this imposition or not, are directly affected by these psychological sufferings. In this sense, we seek to conclude through an analysis and discussion of the New Secondary Education with the Curricular Document for Goiás, which is based on the new Secondary Education Law and the BNCC, both of which are neoliberal reforms. The document proposes a quality educational project, but of quality outlined by the companies. Therefore, the objective of this work is to verify how the “new” document addresses the issue of psychological distress among youth populations in the school environment. Keywords: Physical Education; Progressive Education; Youth Psychology; Psychic suffering; “New High School”.
Keywords: Educação física
Educação Progressista
Juventudes Psicologia
Sofrimento psíquico
“Novo Ensino Médio”
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Ferreira, Patrícia da Cunha. O papel da educação física no enfrentamento do sofrimento psíquico: uma análise do documento curricular para Goiás - ensino médio. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4098
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0147-2023.pdfMG796 0147-20231.05 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.