???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4099
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Transtorno do espectro autista e educação física: análise das produções de dissertações e teses
???metadata.dc.creator???: Lima, Thâmara Victória Castro Gama de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rios, Gleyson Batista
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como tema a Educação Física e TEA que é um transtorno do neurodesenvolvimento possível de ser identificado desde a infância antes mesmo de o indivíduo ser inserido na escola, que tem como principais características déficits de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos. O objetivo dessa pesquisa é analisar o que as produções de dissertações e teses tem discutido sobre a Educação Física e o TEA/Autismo e como norteador foi utilizado o método Materialismo Histórico Dialético por ter uma maior aproximação do tema abordado. Na plataforma BTDT foram realizadas buscas, primeiramente com os termos “Educação Física” e “Autismo” e em um segundo momento “Educação Física” e “TEA” onde após leitura de títulos e resumos resultaram em 22 trabalhos encontrados, dessa forma o tipo de pesquisa é a Pesquisa Bibliográfica de caráter quanti-qualitativo. Conclui-se que a Educação Física vem produzindo possíveis estratégias para as intervenções de alunos com TEA, porém as publicações cientificas concluídas e em andamento na área da Educação Física e TEA são poucas, considerando que o diagnóstico de pessoas vem crescendo cada dia mais e algumas preocupações quando se aborda esse tema é quanto ao trato pedagógico do professor e as dificuldades para incluir esses alunos.
Abstract: This work has a theme encompasses Physical Education and Autism Spectrum Disorder (ASD), neurodevelopmental disorder, which can be identified from Childhood even before the individua is inserted in school. It presentes itself the main features of social communication déficits, restrictive and repetitive behaviors. The objetive of this research is to analyze what the Productions of dissertations and theses have discussed about Physical Education and ASD/Autism, approaching the Historical-Dialectical Materialism method, for having a closer relationship with the topic discussed. In the platform Brasilian Digital Library of Theses (BTDT) were carried out, initially, with the terms “physical education” and “autismo” and later, “physical education” and “ASD” where, after reading titles and abstracts, resulted in 22 works found, in this way, the type of resarch carried out is the Bibliographic Research of quantitative- qualitative character. It is conclued that physical educations has been producing possible strategies for the interventions of students with ASD, however the completed scientific completed and in progress in the área of Physical Education and ASD are few, considering that the diagnosis of people is growing Every day, allowing then that some concerns when approached this theme is related to the pedagogical approach of the teacher and the difficulties to include these students. Keywords: ASD, Autism, Physical Education, Scientific Production.
Keywords: Educação física
TEA
autismo
produção científica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Lima, Thâmara Victória Castro Gama de. Transtorno do espectro autista e educação física: análise das produções de dissertações e teses. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4099
Issue Date: 20-Oct-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0020-2021.pdfMG796 0020-20211.01 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.