???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4102
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O enfoque CTSA e a prática extensionista : uma análise a partir de oficinas sócio-educativas em Anápolis – GO
???metadata.dc.creator???: Costa e Silva, Vinícius
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lacerda, Nília Oliveira Santos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Kochhann, Andreia
???metadata.dc.description.resumo???: Em razão da carência encontrada, como licenciando em formação, para atuação profissional no ensino de Ciências, visou-se, à partir de projeto de extensão universitária, mediar o saber científico obtido ao longo da formação acadêmica em sintonia com o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A questão ambiental é um espaço para essas ações e se configura como o problema de pesquisa do presente trabalho. A presente pesquisa teve como problema norteador saber de que forma os alunos compreendem a relação entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente? Baseado nesse pressuposto objetivou-se oportunizar oficinas socioeducativas que visem a formação crítica por meio do enfoque CTSA, no espaço não-formal de aprendizagem Núcleo Casa Brasil de Anápolis, à partir da prática extensionista. O método escolhido para coleta de dados foi a abordagem de caráter qualitativo, com protocolos de registros e fotos para registros dos dados de cada oficina e posterior análise de acordo com o referencial teórico vinculados ao enfoque CTSA, logo de acordo com as seguintes estruturas de análise: tecnologia e sociedade; educação ambiental e consumismo. Ao longo do primeiro semestre de 2014 foram totalizadas 12 oficinas a 15 alunos, dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi possível compreender, junto com os alunos, como vem sendo a atuação do ser humano no ambiente e as consequências da sua intervenção à toda a biosfera. No decorrer das oficinas os alunos foram conduzidos, pelo método da problematização, à buscar soluções para que se possa mudar este quadro ambiental que temos enfrentado e tão repercutido na mídia. Além disso, a ação extensionista levou à compreender como os efeitos do consumismo, que em toda sua relação de poder e status social, reflete ao ambiente. Acredita-se que o principal objetivo da aprendizagem tenha sido alcançado: o de se permitir a discussão e desconstrução de uma visão naturalista e ingênua da natureza ante à problemática ambiental.
Abstract: Because of the great need, as in licensing training for professional practice in teaching biological sciences, aimed up, starting at university extension, mediating the scientific knowledge obtained throughout the academic training in line with the Science-Technology-Society-Environment (STSE). The environmental issue is a space for these actions and manifests itself as the research problem of this study. The present research was guiding problem knowing how students understand the relationship between science-technology-society-environment? Based on this assumption aimed to create opportunities socio-educational workshops aimed at critical training through the STSE approach to non-formal learning space Núcleo Casa Brasil de Anápolis from the practice of extension. The method chosen for data collection approach was qualitative, with records and photos to record data from each workshop and subsequent analysis according to the theoretical framework linked to the STSE focus protocols, so according to the following structures analysis: technology and society; environmental education and consumerism. Throughout the first semester of 2014 totaled 12 workshops were 15 students in the early years of elementary school. It was possible to understand, along with students, as has been the role of humans on the environment and the consequences of its intervention to the entire biosphere. During the workshops the students were conducted by the questioning method to find solutions so that we can change this environmental framework that we have faced and as reflected in the media. Moreover, the extension action led to understand how the effects of consumerism, which in all its power relation and social status reflects the environment. It is believed that the main goal of learning had been achieved: to allow discussion and deconstruction of a naturalist and naive view of nature compared to environmental issues.
Keywords: Ensino de Ciências
Educação
Extensão universitária
Núcleo Casa Brasil
Educação ambiental
Education
University extension
Non-formal Spaces
Environmental education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: COSTA E SILVA, Vinícius. O enfoque CTSA e a prática extensionista: uma análise a partir de oficinas sócio-educativas em Anápolis – GO. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4102
Issue Date: 7-Aug-2014
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINÍCIUS COSTA E SILVA_TCC_CB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Ciências Biológicas2.08 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.