???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4148
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Percepção de alunos de escolas da rede pública estadual sobre os roedores do Cerrado brasileiro
???metadata.dc.creator???: Abreu, Cleirianne Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teles, Leonardo Teófilo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teles, Leonardo Teófilo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tiradentes , Cibele Pimenta
???metadata.dc.contributor.referee3???: Paulo, Pedro Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Os roedores são animais pertencentes à Classe Mammalia e da ordem Rodentia, os mesmos possuem características peculiares como os dentes incisivos e são capazes de estar em diversas localizações, inclusive algumas espécies se encontram no Bioma Cerrado, sendo esse o bioma das regiões onde os alunos moram e estudam. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos de duas regiões de Goiânia sobre o grupo dos roedores. A metodologia utilizada foi qualitativa, com uso de questionários, com onze perguntas objetivas, que visava averiguar o conhecimento dos alunos em relação aos animais do grupo. Foram entrevistados 84 alunos da região Noroeste e 101 da região Sul na cidade de Goiânia, totalizando em 185 alunos. Para verificar se há diferença na percepção dos alunos das duas regiões da cidade foi utilizado o teste Qui-quadrado (χ2). Algumas questões foram analisadas utilizando percentagem de respostas. Foi possível observar que os alunos da rede estadual de ensino da cidade possui um conhecimento limitado sobre os roedores, com interpretações errôneas sobre os mesmos, a maioria desses alunos das duas regiões, classificam os roedores como mamíferos, mas houve muitos alunos que marcaram outras classificações, para o grupo dos roedores. Para o tipo de alimentação dos roedores a maior parte dos alunos das duas regiões marcaram a alternativa frutas, mostrando assim que esses alunos das duas localizações não tem conhecimento sobre a dispersão de sementes e pólen e sobre a importância da cadeia alimentar do grupo, o que torna todas as alternativas sobre alimentação corretas, uma grande quantidade de alunos das duas regiões disseram não ser importante à conservação do grupo dos roedores, considerando então que esses alunos não tem conhecimento sobre a ecologia dos mesmos, os locais que os alunos têm mais informações dos roedores é nos livros didáticos e na televisão aberta, esses por sua vez, confirmaram que deve haver mais ações de educação ambiental sobre os roedores. No teste Qui-quadrado verificou que não houve diferença significativa no conhecimento dos alunos das duas regiões. Entretanto, foi observado que alunos da região Sul, de Goiânia- Go apresentam um melhor conhecimento sobre a ordem Rodentia. Desta forma, é nítida a importância das ações de educação ambiental para as populações locais, onde os alunos das redes estaduais da região Noroeste e Sul apresentam um conhecimento restrito sobre o grupo dos roedores, conhecendo apenas algumas espécies urbanas, restringindo assim a importância ecológica dos roedores em geral.
Abstract: Rodents are animals belonging to the class Mammalia and the order Rodentia , they have peculiar characteristics such as the incisors and are able to be in several locations , including some species are found in the Cerrado biome , which is the biome of the regions where students live and study . Thus, the present study aimed to analyze the perceptions of students from two of Goiânia on the group of Rodents. The methodology used was quantitative, using questionnaires, with eleven objective questions aimed at ascertaining the students' knowledge in relation to the group. 84 students from the Northwest region and 101 in the Southern region were interviewed in the city of Goiânia, totaling 185 students. To check for differences in students' perception of the two city regions Chi -square (χ2) test was used. Some questions were analyzed using percentage of responses. It was observed that students from state schools the city has a limited knowledge about the rodents , with erroneous interpretations of the same , most of these students in the two regions are classified as mammals rodents , but there were many students who marked other classifications for the group of rodents . For the type of feeding rodents most of the students marked the locations of the two alternative fruits, thus showing that these students of the two locations is not aware about the dispersal of seeds and pollen, and on the importance of the food chain of the group , which makes all the alternatives on correct nutrition , a lot of students said the two regions may not be important to the conservation of the group of rodents , then considering that these students have no knowledge about the ecology of these, local students have more information of rodents is in textbooks and on broadcast television, these in turn , confirmed that there should be more environmental education about the rodents . In the chi- square test found no significant difference in students' knowledge of the two regions. However, it was observed that students of southern region of Goiânia -Go have a better knowledge of the order Rodentia . Thus, it is clear the importance of environmental education for local people, where students from state schools in the Northwest and South region have a limited knowledge about the group of rodent , knowing only some urban species , thereby restricting the ecological importance of rodents in general .
Keywords: Etnozoologia
Ecologia
Educação ambiental
Ethnozoology
Ecology
Environmental Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: ABREU, Cleirianne Rodrigues de. Percepção de alunos de escolas da rede pública estadual sobre os roedores do Cerrado brasileiro. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4148
Issue Date: 25-Feb-2014
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEIRIANNE RODRIGUES DE ABREU_TCC_CB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Ciências Biológicas1.03 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.