???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4161
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na escola de tempo integral para menores FIME em Pires do Rio (GO
???metadata.dc.creator???: Lima, Mariana Ribeiro dos Reis
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Flaviano, S. L. L.
???metadata.dc.description.resumo???: A Matemática não é uma disciplina bem vista pela maioria dos alunos, isto porque por muito tempo foi um ensino marcado pelo tradicionalismo e com conteúdos que nem sempre estiveram ligados ao cotidiano dos alunos. Esse tipo de situação fez com que essa realidade precisasse ser modificada e muitos profissionais passaram a buscar outras metodologias que pudessem intensificar a aprendizagem da matemática, assim como modificar a visão que o aluno tinha da mesma e uma das propostas pedagógicas atualmente utilizadas são os jogos matemáticos. Foi à observação dessa busca por uma nova forma de ensinar matemática que deu origem ao interesse pelo tema dessa pesquisa, que pode possibilitar um olhar diferenciado dos professores para com a questão do uso dos jogos dentro do ensino, uma vez que, nem todos eles acreditam que essa possa ser uma ferramenta pedagógica. Objetiva-se com esta pesquisa analisar o uso dos jogos matemáticos dentro dessa disciplina e como eles podem favorecer a aprendizagem e o interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. As metodologias adotadas na pesquisa foram inicialmente a revisão bibliográfica, que se baseou em obras de Barbosa e Carvalho (2017), Rodrigues (2009), Santos (2012), dentre outros autores que refletem o ensino de matemática e as estratégias utilizadas dentro do mesmo. Posteriormente, foi analisado o uso de jogos matemáticos dentro de uma instituição de ensino público de Pires do Rio (GO). Após esses dois momentos, ficou evidente que o uso de jogos no ensino de matemática torna a aprendizagem mais efetiva, prazerosa e descontraída, motivando o aluno para o conhecimento e para a participação dentro dessas atividades.
Abstract: Mathematics is not a discipline well liked by most students, because for a long time it was a teaching marked by traditionalism and with contents that were not always linked to students' daily lives. This type of situation made this reality need to be modified and many professionals started to look for other methodologies that could intensify the learning of mathematics, as well as modify the student's vision of it and one of the pedagogical proposals currently used are mathematical games . It was the observation of this search for a new way of teaching mathematics that gave rise to interest in the theme of this research that may allow a different view of the educators towards the issue of the use of games within the teaching, since not all of them believe that this can be a pedagogical tool. The objective of this research is to analyze the use of mathematical games within this discipline and how they can favor students' learning and interest in mathematical content. The methodologies adopted in the research were initially the bibliographic review, which was based on works by Carvalho (2017), Rodrigues (2009), Santos (2012), among other authors that reflect the teaching of mathematics and the strategies used within it. Subsequently, the use of mathematical games within a public education institution of Pires do Rio (GO) was analyzed. After these two moments it became clear that the use of games in mathematics teaching makes learning more effective, pleasant and relaxed, motivating the student to knowledge and participation in these activities.
Keywords: Matemática
Aprendizagem
Ensino
Jogos
Metodologia
Lúdico
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Lima, Mariana Ribeiro dos Reis. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na escola de tempo integral para menores FIME em Pires do Rio (GO. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4161
Issue Date: 20-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22004-2017.pdfMG37 22004/2017787.06 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.