???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4162
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: PSICOMOTRICIDADE: Jogos e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil
???metadata.dc.creator???: Rosa, Ana Carine Sampaio Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanches, Selma Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: A psicomotricidade é uma área que tem dedicado inúmeros conhecimentos a serem aplicados na educação infantil e que contribuem para o melhor entendimento do corpo da criança e como é importante seu desenvolvimento físico e motor e como este pode ser potencializado na escola. A escolha do tema ocorreu a partir de leituras teóricas sobre a psicomotricidade e também da observação de várias instituições de ensino que preocupam-se em desenvolver atividades que levam a criança ao movimento, tanto para fazer com que ela conheça seu corpo, como para que vá ganhando autonomia. Objetiva-se dessa maneira, analisar como os jogos e brincadeiras podem ser utilizados para trabalhar a psicomotricidade dos alunos. Para alcançar esse objetivo foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando obras de autores que fazem discussões sobre a questão da psicomotricidade, seu histórico, o funcionamento do sistema nervoso, a psicomotricidade na educação infantil, a relação docente com essa questão, entre outros aspectos. Ficou evidente que ao proporcionar o contato com jogos e brincadeiras o professor auxilia a criança a desenvolver aspectos físicos e motores, a interagir com o ambiente e com as outras pessoas que o cerca, o que é algo de fundamental importância para seu desenvolvimento e aprendizagem.
Abstract: Psychomotricity is an area that has dedicated countless knowledge to be applied in early childhood education and that contribute to the better understanding of the child's body and how important is its physical and motor development and how it can be potentialized in school. The choice of the theme occurred from theoretical readings on the psychomotricity and also from the observation of several educational institutions that are concerned to develop activities that take the child to the movement, both to get her to know her body and to go gaining autonomy. It aims to analyze how games and games can be used to work the students' psychomotricity. In order to achieve this goal, a bibliographic research was carried out using works by authors who discuss the issue of psychomotricity, its history, the functioning of the nervous system, psychomotricity in early childhood education, the teaching relationship with this question, among other aspects. It became clear that by providing contact with games and games, the teacher helps the child to develop physical and motor aspects, to interact with the environment and with other people around him, which is of fundamental importance for their development and learning.
Keywords: Psicomotricidade
Criança
Professor
Educação infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Rosa, Ana Carine Sampaio Silva. PSICOMOTRICIDADE: Jogos e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4162
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22003-2017.pdfMG37 22003/2017724.39 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.