???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4164
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão de aluno com deficiência no ensino regular
???metadata.dc.creator???: Xavier, Fernanda da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Fernanda Jerônimo dos Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se justifica, pela tentativa de compreender os fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência em escolas da rede regular de ensino, tendo como foco o ensino fundamental. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, que teve como fonte publicações, livros e artigos científicos que abordam os temas: Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão Escola. A pesquisa foi dividida em três capítulos em que, abordaremos o contexto histórico que deu origem a inclusão, as políticas de inclusão, a importância da estrutura física e da qualificação dos professores no processo de inclusão de forma a possibilitar o acesso e permanência dos alunos com deficiência e o importante papel que a família exerce no processo educacional. Percebe-se ao longo da pesquisa, que a falta de conhecimento e preparo dos professores da rede regular de ensino, tem provocado insegurança em lidar com alunos com deficiência, o que acaba por dificultar o processo de inclusão.
Abstract: This research is justified by the attempt to understand the factors that hinder the inclusion of students with disabilities in regular schools, focusing on primary education. This study was conducted through literature review, which had as its source publications, books and scientific articles that address the themes: Special Education, Inclusive Education and Inclusion School. The research was divided into three chapters in which, we will address the historical context that gave rise to inclusion, the inclusion policies, the importance of the physical structure and qualification of teachers in the inclusion process in order to enable access and permanence of students with disability and the important role the family plays in the educational process. It is noticed throughout the research that the lack of knowledge and preparation of teachers in the regular school system has caused insecurity in dealing with students with disabilities, which ends up making the inclusion process difficult. Keywords: Special Education; Inclusive education; School inclusion.
Keywords: Educação física
Educação Especial
Educação Inclusiva
Inclusão Escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Xavier, Fernanda da Silva. Inclusão de aluno com deficiência no ensino regular. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4164
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0085-2019.pdfMG796 0085-2019343.62 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.