???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4166
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM CRISTIANÓPOLIS
???metadata.dc.creator???: Carmo, Cássia Maura de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Mara Rúbia
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como tema A Educação Ambiental e suas contribuições para o ensino fundamental em Cristianópolis têm como objetivo compreender qual a sua função, qual a sua importância e se ela realmente está sendo trabalhada nas escolas, sendo que para tal descoberta será necessária a aplicação de questionários. Na presente pesquisa foi abordada a origem da Educação Ambiental, sua história nacional e internacional, seu percurso bem como os desafios e as ações na educação. Relata a importância de ser trabalhada nas escolas e quais as melhores formas para isso, considerando-se que se trata de um tema transversal, tendo como benefício à cooperação entre as disciplinas, visando assim às vantagens que promoverá tanto para a escola, na sala de aula quanto para a comunidade dando oportunidade para se trabalhar a interdisciplinaridade. Tal trabalho resultou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que deram fundamento ao tema e as referentes questões sobre a Educação Ambiental. Traz também várias formas de inserir a Educação Ambiental nas escolas de maneira a acrescentar e enriquecer as disciplinas. Para tanto foram utilizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, que deram fundamentação ao tema. Sendo que nesta pesquisa foram utilizados autores como: Reigota (2009), Souza (2007), UNESCO (2007), Macratto (2002) Fazenda (2008) entre outros.
Abstract: This study has the theme Environmental Education and its contributions to elementary education in Cristianópolis aim to understand what its function, what is its importance and whether it is actually being worked in schools, and for such discovery will require the application of questionnaires. In the present research the origin of the Environmental Education, its national and international history, its course as well as the challenges and the actions in the education were approached. It reports on the importance of being worked on in schools and what are the best ways to do this, considering that it is a cross- cutting theme, having as a benefit the cooperation between the disciplines, aiming at the advantages that will promote both the school, the community giving the opportunity to work in interdisciplinarity. The purpose of this paper is to understand what Environmental Education is and whether it is being applied in schools and is being applied correctly, if there are challenges, and what are the means of overcoming them. For that, we used bibliographical research and field research, which provided a basis for this theme. In this research, authors such as: Reigota (2009), Souza (2007), UNESCO (2007), Macratto (2002) Fazenda (2008) among others.
Keywords: pesquisa
trabalho
escola
interdisciplinaridade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Carmo, Cássia Maura de Jesus. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM CRISTIANÓPOLIS. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação(Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4166
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22006-2017.pdfMG37 22006/2017862.2 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.