???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4174
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: AUTISMO: Um Estudo de Caso Sobre a Relação Família/Escola
???metadata.dc.creator???: Martins, Juliana da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Quinan, J. M. C.
???metadata.dc.description.resumo???: O assunto autismo apesar de não ser tão atual, ainda é pouco abordado tendo assim pouco conhecimento sobre. O autismo é uma deficiência que afeta não só o físico, mas também o mental causando um bloqueio afetivo, dificuldade de socialização, dificuldade no domínio das linguagens (oral e corporal), comportamento repetitivo. Essas particularidades podem variar de grau para grau. Há uma busca dos profissionais da saúde por um diagnóstico mais seguro e o quanto antes, para que o autista possa ter uma qualidade de vida garantida. Ao falar em deficiência e escola aborda-se também a inclusão, atualmente muito divulgada e exigida em toda sociedade, porém pouco executada e em casos somente um enfeite no documento de instituições. A inclusão feita de forma correta é a oportunidade dada ao autista, assunto deste trabalho, para estudar, trabalhar, viver em sociedade mesmo com suas limitações. Por isso vê-se a importância do estudo das deficiências, do atendimento adequado. O autista é um ser cultural. Ao encontrá-lo no âmbito escolar também se encontra a necessidade de compreensão da família e um trabalho onde escola/família caminhem juntas para melhor atender esse aluno, para que seus direitos sejam garantidos. Este trabalho visa compreender como é a vida de um portador do espectro autista, seu comportamento e o seu valor perante o meio em que vive. Visa também o esclarecimento, para que pais e professores consigam entender a importância que um trabalho bem realizado tem na vida do autista. Esse público está se tornando cada vez maior nas escolas, o professor necessita de maior auxílio no exercício da sua profissão.
Abstract: The subject autism despite not being so current, is still little tackled having so little knowledge about. Autism is a deficiency that affects not only the physical but also the mental causing an affective blockade, difficulty of socialization, difficulty in the domain of the languages (oral and corporal), repetitive behavior. These particularities may vary from degree to degree. There is a search for health professionals for a safer diagnosis and as soon as possible, so that the autistic person can have a more assured quality of life. When speaking about disability and school, it is also addressed the inclusion, currently much publicized and required throughout society, but little implemented and in cases only an embellishment in the institutions document. The correct inclusion is the opportunity given to the autistic, subject of this work, to study, to work, to live in society even with its limitations. This is why it is important to study the deficiencies and the adequate care. The autistic is a cultural being. Finding him in the school environment also finds the need to understand the family and a work where school / family walk together to better serve this student, so that their rights are guaranteed. This work aims to understand how the life of an autistic spectrum carrier, its behavior and its value in the environment in which it lives. It also seeks clarification so that parents and teachers can understand the importance of a well-done job in the life of the autistic. This public is becoming more and more in schools, the teacher needs more help in the exercise of his profession.
Keywords: Autismo
Desenvolvimento
Deficiência
Cultura
Família
Escola
Autism
Development
Deficiency
Culture
Family
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Martins, Juliana da Silva. AUTISMO: Um Estudo de Caso Sobre a Relação Família/Escola. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4174
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22011-2017.pdfMG37 22011/2017663.43 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.