???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4184
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ESPAÇO ESCOLAR COMO OBJETO DE FORMAÇÃO DE LEITORES: Contribuições da sala de leitura
???metadata.dc.creator???: Assunção, Mayrane Biana
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Mara Rúbia
???metadata.dc.description.resumo???: O espaço escolar tem o papel de contribuir com a cultura escolar e também, enquanto educadores, nos fazer compreender que o espaço que as crianças estão envolvidas tem um caráter formativo, e que através deles e de seus mais diversificados usos, as crianças podem acreditar em si mesmas, aprender valores, vivenciar a ludicidade e compartilhar o exercício da convivência no espaço escolar. O papel da família e da instituição para a formação de leitores é de mostrar a distinção desses dois agentes para desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. A leitura está presente em todos os lugares da sociedade. O professor como mediador da leitura é formador de leitores, um profissional comprometido a apresentar estratégias e orientar os alunos, tornando-se assim o mediador do processo de ensino-aprendizagem da leitura. A pesquisa se dá na instituição Fundação Integral de Menores (FIME), na cidade de Pires do Rio - GO. A sala de leitura oferece contribuições para formação de leitores por meio de projetos, atividades e jogos relacionados à leitura, nos quais os alunos participam. Esta pesquisa tem por objetivo compreender o ambiente escolar do aluno, em específico a sala de leitura, uma vez que a escola busca conhecer e desenvolver nas crianças as competências da leitura e da escrita. Desse modo, este espaço proporciona a saída da sala de aula para um local que auxiliará na concentração e desejo do aluno de conhecer e manipular um livro de leitura, para tanto, analisa-se a atuação do professor neste local. As instituições de ensino devem buscar meios para trabalhar a leitura dentro da sala de aula ou nas salas de leituras, possibilitando ao aluno um contato mais efetivo com os livros, a fim de que o aluno possa conhecer diferentes tipos de livros. Para a efetivação desta pesquisa foi feito pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários aos professores do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental sobre o tema aqui proposto. A pesquisa tem como fundamentação teórica vários autores: Brasil (2001), Cagliari (2005), Freire (2006), Feijo (1992), Lajolo (1994), Martins (1983) entre outros que tratam desta temática.
Abstract: The school space has the role contributing to the cultureof a school and also, as educators, make us understand the space where children are involved has a formative mold, through them and their diversified uses, children can believe in learning values, experiencing playfulness and sharing the exercise of coexistence in school space. The purpose of the family and the institution for the formation of readers is pointing the distinction of these two agents to develop the habit and the propensity of reading. Reading is actuallyeverywhere in society. The teacher as a mediator of reading is a reader trainer, a professional committed to presenting strategies and guiding students, becoming the mediator of the teaching-learning process of reading. The research is done in the institution Fundação Integral de Menores (FIME), in the city of Pires do Rio - GO. The reading room offers reader training contributions through reading projects, activities, and games, where students participate. The quest aims to understand the school environment of the student, specifically in the reading room, when the school wants to know and develop in children reading and writing skills and this space provides the exit from the classroom to a local that will help them in his concentration and desire to know and manipulate the book. For this becoming real, the teacher's performance in this place is analyzed. Institutions should seek ways to work on reading within the classroom or in the reading rooms enabling the student to have more effective contact with the books in order for the student to know different types of books. For the accomplishment of the research was done bibliographical and field research with application of questionnaires to the teachers on the subject. The research has as theoretical foundation several authors: Brazil (2001), Cagliare (2006), Freire (2006), Feijo (1992), Lajolo (1994), Martins (1983) among other authors.
Keywords: Espaço Escolar
Formação de leitores
Professor mediador da leitura
Sala de Leitura
School space
Reading training
Reading mediator teacher
Reading room
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Assunção, Mayrane Biana. O ESPAÇO ESCOLAR COMO OBJETO DE FORMAÇÃO DE LEITORES: Contribuições da sala de leitura. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4184
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22019-2017.pdfMG37 22019/2017812.33 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.