???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4186
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: SEXUALIDADE INFANTIL: Um desafio para pais e educadores
???metadata.dc.creator???: Araújo, Aline de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Quinan, J. M. C.
???metadata.dc.description.resumo???: A sexualidade ainda é um tema que possui controvérsias. Algo que ainda causa vergonha e constrangimentos, tanto na escola como fora dela. A sexualidade gera diversas indagações. Devido a essas situações surgiu então a necessidade de conhecer através da pesquisa, como é a relação entre pais, alunos e educadores ao tratar do assunto sexualidade e sexo. Diante do exposto, o presente trabalho visa compreender de quem é o papel de nortear sobre a orientação sexual, se é da família ou da escola. Com0 a sexualidade é trabalhada na escola, como ela é vista por pais e professores. Outrossim a sexualidade encontra-se relacionada a tabus que a sociedade impõe relacionando-se a certos tipos de assuntos. O trabalho pretende trazer em questão como esse assunto é tratado dentro de casa e no âmbito escolar, como as pessoas envolvidas comportam-se e agem diante do tema. Quais as principais dificuldades e obstáculos que se encontram ao tratar de sexualidade com crianças/adolescentes. Procurar entender quais as melhores formas de trabalhar com o assunto respeitando as diferenças, valores, e qual as melhores formas de agir respeitando a faixa etária dos alunos envolvidos. Para isso será utilizado como embasamento teórico alguns autores como: Mielnik (1980), Gregersen (1983), Geuderer (1996), Furlani (2003), Nunes (2005), Louro (2003), entre outros. Com o intuito de buscar dados sobre algumas ideologias relacionadas a Educação Sexual, foi aplicado questionários na Escola Municipal Joao Gonçalves Ribeiro, no Distrito de Ubatan, município de Orizona-GO, sendo que foi levado em consideração a realidade da escola campo, interpelações estas respondidas por pais, professores e alunos, e que ao final foram analisados para comprovar dados da pesquisa.
Abstract: Sexuality is still a controversial subject. Something that still causes embarrassment and embarrassment, both at school and beyond. Sexuality generates several questions, through this statement came the need to know, through research, how is the relationship between parents, students and educators in dealing with the subject sexuality and sex. Inview of this, the present work aims at understanding who is the role of guiding sexual orientation, whether it is family or school. How sexuality happens in school, as it is seen by parents and teachers. Sexuality is also related to taboos that society imposes, relating to certain types of subjects. The works to bring into question how this subject is treated at home and in the school environment, as the people involved behave and act on the subject. What are the main difficulties and obstacles encountered in dealing with sexuality with children / adolescents? Try to understand the best ways of working with the subject respecting the differences, values, and the best ways of acting respecting the age range of these students involved. For this purpose, some authors such as Mielnik (1980), Gregersen (1983), Geuderer (1996), Furlani (2003), Nunes (2005) and Louro (2003) will be used as theoretical basis. In order to obtain data on some ideologies related to sex education, questionnaires were applied at the Joao Gonçalves Ribeiro Municipal School, in the Ubatan District, Orizona-GO municipality, taking into account the reality of the camp School, questions answered by parents, teachers and students, and that in the end were analyzed to prove data of the research.
Keywords: Sexualidade
Professor
Família
Comportamentos
Escola
Sexuality
Teacher
Family
behaviors
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Araújo, Aline de Sousa. SEXUALIDADE INFANTIL: Um desafio para pais e educadores. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação(Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4186
Issue Date: 22-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22021-2017.pdfMG37 22021/20171.19 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.