???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4273
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O USO DO TEATRO COMO RECURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
???metadata.dc.creator???: Araujo, Queile Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Mara Rúbia
???metadata.dc.description.resumo???: O teatro é uma linguagem arte, que o ser humano utiliza para se expressar, comunicar-se e é tão antiga quanto à humanidade. A partir da civilização grega se expandiu para o mundo sofrendo alterações ao longo do tempo. O tema “O uso teatro como recurso pedagógico no ensino fundamental I” tem como objetivo compreender o uso do teatro no âmbito escolar, assim como no processo de aprendizagem dos alunos. Este trabalho apresenta-se um breve relato histórico do teatro mundial e brasileiro. No segundo, aborda uma análise sobre o teatro, auxiliando a educação e professor em sua prática, e os benefícios para o aluno em sua aprendizagem, ao se comunicar e ao desenvolver seu senso crítico e intelecto para melhor expor suas ideais, sabendo dialogar e debater seus interesses. Foi com a lei 5692/71, que o teatro foi inserido na educação brasileira com o nome de Educação Artística. No terceiro capítulo, apresenta-se uma análise da pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Dr. Natal Gonçalves Araújo, na cidade de Pires do Rio no estado de Goiás, a fim de percebe-se uma articulação entre teoria e prática. Este trabalho não será para preparar futuros atores, mas sim para auxiliar professores e educadores em sua prática pedagógica. Para esse trabalho será utilizado autores como Berthold (2001), Ferreira e Falkembach (2012), Magaldi, (2004) Japiassu (2001), PCN (2001), e outros.
Abstract: The theater is an art language that the human being uses to express and communicate and it‟s so old as the humanity is but it started in greek civilizarion and expanded to the world going though changes over time. The theme “the theater as an educational resource in the early years of the Elementary School aims to understand the use of theater in school, as well as in the student learning process. This paper presents a brief historical reporting of theater of Brazil and of the world. The next chapter analyses the theater as a tool thal can colaborate wilh the educational and teaching practices. It also considers the student benefits for his learning to communicate and develop his critical sense and intellect to better expose his ideas, krouing how to dialogue and discuss his interests. The brazilian law number 5692/71 allowed the theater in school as an subject called Artistic Education. The third chapter presents an analysis of field research applied at the Dr. Natal Gonçalves Araújo County School in the city of Pires do Rio state of Goiás, Brazil, in order to realize the articulation between theory and practice. This study won‟t prepar future actors but assist teaches and educators in their pedagogical practcce. For this academic work we used authors like Berthold (2011), Ferreira e Falkembach (2012), Magaldi, (2004) Japiassu (2004), PCN (2001), and others.
Keywords: Educação
Teatro
Aprendizagem
Education
Theater
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Araujo, Queile Alves de. O USO DO TEATRO COMO RECURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4273
Issue Date: 21-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22017-2016.pdfMG37 22017/2016469.03 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.